Filtrar


Questões por página:

O gráfico mostra a curva de corrente de partida de um motor de corrente alternada trifásico. A corrente de partida é três vezes a corrente nominal (In) de consumo de potência contínua que será alcançada após um determinado tempo segundo a curva mostrada. Como elemento de proteção desse motor, deseja-se colocar um fusível. Na figura também são mostradas as curvas de corrente pelo tempo que três diferentes fusíveis (A, B e C) podem suportar até a fusão.



Em relação à escolha de um dos três fusíveis para proteção desse motor, considere as afirmativas a seguir:

I - O fusível A é inadequado, pois na partida normal do motor, o tempo de fusão será alcançado e, portanto, o fusível vai impedir o funcionamento do motor.
II - O fusível B é adequado, pois o tempo de fusão não é atingido pela partida do motor, e a corrente máxima contínua que o fusível suporta é idêntica à do motor.
III - O fusível C permite a partida do motor, mas como a corrente contínua que o fusível suporta é três vezes a corrente nominal do motor, não haverá proteção adequada para possíveis sobrecargas duradouras na operação do motor.

É correto o que se afirma em:

Observe os cuidados listados:

I. Todo e qualquer sistema de avaliação de desempenho para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie deve levar em consideração as repercussões sobre a saúde dos trabalhadores.
II. Devem ser incluídas pausas para descanso.
III. Quando do retorno do trabalho, após qualquer tipo de afastamento igual ou superior a 15 (quinze) dias, a exigência de produção deverá permitir um retorno gradativo aos níveis de produção vigentes na época anterior ao afastamento.

Quanto aos cuidados a serem tomados nas atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores, e a partir da análise ergonômica do trabalho, segundo a NR 17, está correto o que se afirma em:

A Norma Regulamentadora 23 trata da proteção contra incêndios. Segundo esse instrumento legal, o empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre a utilização dos equipamentos de combate ao incêndio.
No caso de incêndios classe C, isto é, aqueles que ocorrem em equipamentos elétricos energizados (motores, geradores, cabos, etc) NÃO deve ser usado um extintor:

Segundo a NR 12, o empregador deve adotar medidas de proteção para o trabalho em máquinas e equipamentos, capazes de garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.
Na implantação das medidas de proteção, deve ser dada maior prioridade às medidas:
A Norma Regulamentadora 9 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.
São exemplos de agente químico: