Filtrar


Questões por página:
O esporte de alto rendimento atravessa a sociedade como um todo, e refletir sobre esse fenômeno social é papel do professor de Educação Física escolar. Nesse sentido, Kunz (2006) assinala que, atualmente, dois problemas graves afetam a prática do esporte de alto rendimento em todo o mundo. São eles:
Ao socializarem uma sistematização do trabalho pedagógico sobre a “Cultura Corporal Afrobrasileira”, Climaco, Santos e Taffarel (2018) mobilizam os valores civilizatórios afro-brasileiros, a Pedagogia Histórico-crítica e a Metodologia de Ensino da Educação Física Crítico-superadora. Além disso, as autoras sublinham as ações que materializem a Lei nº 10.639/03 e, consequentemente, garantem o acesso ao conjunto de conhecimentos negligenciados na educação básica. Nesse sentindo, Climaco, Santos e Taffarel (2018) definem a “Cultura Corporal Afro-brasileira” como:
A Educação Física escolar sofreu interferência de diversos elementos sociais ao longo do tempo. Nesse sentido, segundo o Coletivo de Autores (2012), a perspectiva da Educação Física escolar cujo objeto de estudo é o desenvolvimento da aptidão física do ser humano tem contribuído historicamente para a defesa:
Dentro do amplo acervo da cultura corporal, as danças populares são práticas marcadas pela coletividade, uma vez que surgem enquanto manifestação coletiva de uma região. Diante da necessidade de valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, conforme estabelece a Base Nacional Comum Curricular, uma professora da rede municipal de Arapiraca – AL planejou um conjunto de aulas para a tematização das danças populares, incluindo o coco de roda.

Entre os possíveis aspectos abordados nas aulas sobre o coco de roda, estão:
O Século XIX é particularmente importante para o entendimento da Educação Física, uma vez que é neste século em que se elaboram conceitos básicos sobre o corpo e a sua utilização enquanto força de trabalho. Conforme relata Carmen Lúcia Soares (2001), para manter a sua hegemonia, a burguesia necessita investir na construção de um homem novo, um homem que possa suportar uma nova ordem política, econômica e social, um novo modo de reproduzir a vida sob novas bases. Nesse período, de acordo com a autora, a Educação Física torna-se: