Filtrar


Questões por página:
Analise o texto abaixo:

“No limite da dissolução do objeto em suas partes e componentes, as alusões ao objeto oscilam dentro e fora da consciência. Baseado no mundo das aparências, o ................................... envia uma visão multifacetada, como o olho de uma mosca, da realidade”.

Strickland, Carol. Arte comentada: da Pré-História ao Pós-Moderno, Rio de Janeiro: Ediouro, p.138.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
O termo “Arte Indígena Contemporânea” (AIC) foi criado pelo artista, curador e pesquisador Jaider Esbell, da etnia Makuxi.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) a respeito da AIC.

( ) Trata-se de um movimento de empoderamento que propõe reflexões cosmológicas sobre a humanidade e o meio ambiente.
( ) O atual momento da arte indígena se caracteriza pelo distanciamento das tecnologias de comunicação e informação, em favor de uma retomada dos modos tradicionais de criação.
( ) Foi marcada por transformações sociais, políticas e à luta por direitos, refletindo momentos históricos, como o fortalecimento das identidades dos povos originários após a Constituição de 1988.
( ) Além de Esbell, Daiara Tukano, Denilson Baniwa e Gustavo Caboco são importantes nomes da AIC.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as afirmativas abaixo sobre performance artística.

1. É uma linguagem artística que utiliza o corpo como meio de comunicação, incorporando objetos, situações e espaços do cotidiano para atribuir-lhes novos usos e significados.
2. O conceito de arte performática consolidou-se na segunda metade do século XX como uma das linguagens da arte contemporânea. No entanto, práticas semelhantes já eram experimentadas por artistas nas vanguardas europeias.
3. Yoko Ono, John Cage e Marina Abramovic são importantes artistas da performance.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre Neoclassicismo, é correto afirmar que é um(a):
É possível fazer obras que não sejam “de arte”?.

Essa questão foi levantada por um artista que transformou o mundo da Arte ao apresentar objetos cotidianos como Arte, colocando a ideia, o conceito, acima do fazer manual. Que artista é esse?