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A avaliação institucional da educação brasileira é um processo de diagnóstico, análise e reflexão sobre a qualidade da educação oferecida pelas escolas e nas redes. Ela tem por objetivo identificar os pontos fortes e fracos da escola, para que sejam tomadas medidas de melhoria. A avaliação institucional pode ser feita por meio de diversos métodos, como questionários, entrevistas, observações e análise de documentos. É, ainda, um processo contínuo e permanente e constitui- -se em um instrumento poderoso que pode ajudar as escolas a melhorar a qualidade do ensino e a tornar a educação mais democrática e participativa. As políticas educacionais brasileiras conduziram a marcos importantes do processo de avaliação institucional, mesmo que indiretamente. São considerados exemplos deste tipo de avaliação:

I. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei nº 10.861, em 2004. Esse sistema foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino superior no Brasil, englobando tanto as instituições de ensino quanto os cursos de jovens.

II. A Prova Brasil refere-se a uma das principais estimativas aplicadas no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Realizada desde 2005, avalia os estudantes do 5º e 9º anos do ensino fundamental, bem como do 3º ano do ensino médio.

III. A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação aplicada no Brasil que objetiva avaliar o nível de alfabetização e letramento dos alunos ao final do 3º ano do ensino fundamental. Essa iniciativa foi criada em 2013 pelo Ministério da Educação (MEC).

IV. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado pelo Ministério da Educação (MEC), em 1998, com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos alunos ao final do ensino médio. Ao longo dos anos, o ENEM passou por uma transformação e ganhou novas funções e, além de avaliar o aprendizado dos alunos, também serve como acesso ao ensino superior.

V. Na década de 1930, a primeira iniciativa oficial de avaliação da educação básica foi a aplicação do “Exame de Estado”, criado em 1931. Esse exame tinha o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos do ensino primário.

Está correto o que se afirma em
A avaliação, como elemento didático, apresenta inúmeras variações, caracterizadas ora entre o modo como é proposta na teoria e a sua caracterização na prática escolar, ora ao assumir propósitos específicos, de acordo com a abordagem de ensino. Isso decorre da intenção do ensino, uma vez que adquirir conhecimentos e desenvolver múltiplas habilidades é condição intelectual transformadora de condutas, hábitos e atitudes sociais, políticas, religiosas, culturais. Por esta razão intencional apresentada pelas diferentes abordagens é que se alteram os modos de avaliação, de forma que em cada abordagem há uma maneira peculiar de avaliar. Analise as especificidades das práticas avaliativas a seguir.

I. Avaliação pela reflexão, análise e ponderações feitas em grupos com participação de professores e alunos; momento dialético de avanço para crescimento da autonomia.

II. Avaliação com referência em competências e habilidades pessoais avaliadas por testes objetivos.

III. Avaliação de saberes memorizados; ênfase no conteúdo como fim; provas escritas e orais com notas ou conceitos estáticos; vigilância severa.

IV. Autoavaliação; processo contínuo de avaliação pelo professor ao longo do ano.

Estas práticas estão, respectivamente, de acordo com as seguintes abordagens:
Uma boa gestão de projetos é essencial para o sucesso em organizações de diversos setores. Compreende o planejamento, a organização, a execução e o controle de atividades, a fim de alcançar metas específicas dentro de prazos e recursos definidos. Em um projeto de formação continuada para funcionários públicos, a equipe de gerenciamento identificou um risco potencial relacionado à disponibilidade de recursos necessários para concluir uma etapa crítica do projeto. Para lidar com esse risco, ficou decidido a implementação de uma das estratégias de resposta a riscos, a de “mitigar”. Em relação à estratégia de mitigação, analise as afirmativas a seguir.

I. Envolve a contratação de uma equipe especializada para assumir o controle do risco durante sua ocorrência.
II. Busca eliminar inteiramente a probabilidade do risco ocorrer.
III. Dispensa ação prévia, pois é requerida após a ocorrência do risco.
IV. Envolve reduzir a probabilidade e/ou o impacto do risco.
V. É indicada para riscos com alto impacto positivo.

Está correto o que se afirma apenas em
A aprendizagem significativa na área da saúde é essencial para os profissionais tomarem decisões difíceis, relacionando novas informações com conhecimento prévio. Isso desenvolve raciocínio crítico e habilidades de resolução de problemas. Neste contexto, abordagens educacionais como estudos de caso e simulações, por exemplo, promovem uma aprendizagem significativa. Incentivar a aprendizagem ao longo da vida também é crucial, devido à evolução constante na área da saúde. A busca contínua pelo conhecimento contribui para melhorar a prática clínica e o atendimento ao paciente. Esta aprendizagem significativa é um pilar para o desenvolvimento de profissionais preparados e competentes na área da saúde. A aprendizagem é significativa quando uma nova informação é relacionada de forma não arbitrária e substantiva a conceitos já existentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Tais conhecimentos, presentes na estrutura cognitiva e que servem de apoio para que novos conhecimentos sejam apreendidos, tratam-se de:
A educação profissional é uma importante ferramenta para a qualificação da mão de obra e para a inclusão social. Seus cursos oferecem aos alunos a oportunidade de adquirir conhecimentos e habilidades técnicas que podem ser aplicados no mercado de trabalho. A educação profissional também auxilia a reduzir o índice da desigualdade social, pois possibilita aos alunos de baixa renda adquirirem conhecimentos e habilidades necessários para obter um emprego de qualidade e promover o crescimento econômico. A demanda por profissionais técnicos qualificados é crescente, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento do Brasil. A respeito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Abrange cursos de qualificação profissional, habilitação técnica, graduação tecnológica e de pós-graduação, além de prever a integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia.

( ) É um nível educacional previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) que contribui para a preparação dos jovens e estudantes no mercado de trabalho.

( ) A EPT brasileira teve início em 1949 com as Escolas de Aprendizes Artífices. Já a regulamentação do Ensino Industrial aconteceu no governo de Getúlio Vargas, em 1962, ano de criação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

( ) Em 1978, foram criados os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets); após um hiato de quase duas décadas, a EPT foi reconhecida com a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), em 1996. Uma década depois, em 2008, outro marco histórico vem com a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a partir dos Cefets, Escolas Técnicas e Escolas Agrotécnicas Federais.

( ) Mais recentemente criou-se o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além da recente reforma do ensino médio, que estabeleceu a formação técnica e profissional como um possível itinerário formativo para os estudantes.

A sequência está correta em