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Todo sistema organizacional possui um índice que é a quantidade de serviços que cada unidade de recursos fornece, e a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos (ou produção). Trata-se de um critério mais simples para avaliar a eficiência de um processo, organização, ou sistema, denominado:
As organizações realizam suas funções, adquirindo e empregando recursos, para desenvolver e fornecer produtos e serviços, com o objetivo de resolver problemas de seus usuários e das pessoas que as criaram. Quando a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos, em muitos casos significa usar menor quantidade de recursos para produzir mais; podemos afirmar que tal instituição está sendo:

A sociedade humana é feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Serviços de saúde, água e energia, segurança pública, controle de poluição, alimentação, diversão, educação em todos os níveis – praticamente tudo depende de organizações. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. As organizações fornecem os meios de subsistência para muitas pessoas. Salários, abonos, lucros distribuídos e outras formas de remuneração são fornecidos às pessoas, em retribuição por seu trabalho ou seu investimento. São esses rendimentos do trabalho e de investimentos que permitem às pessoas adquirir os bens e serviços de que necessitam.

II. O desempenho das organizações só é importante para os acionistas; e, para atender a essa expectativa, as organizações precisam ser bem administradas.

III. É a Administração que faz com que as organizações sejam capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

IV. Objetivos e recursos são as palavras-chave na definição de administração e também de organização. Uma organização é um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo. Além de objetivos e recursos, as organizações têm dois outros componentes importantes: processos de transformação e divisão do trabalho.


Está correto o que se afirma em

O objetivo da avaliação de desempenho é coletar informações confiáveis que forneçam aos gestores da organização um feedback sobre o desempenho dos funcionários e da organização; há alguns erros que devem ser evitados para não comprometer a confiabilidade dos dados coletados e, consequentemente, todo o processo de avaliação. Nesse sentido, quando o avaliador evita usar a melhor ou a pior classificação e avalia os funcionários pela média é denominado:
Contrato psicológico é um acordo não escrito entre empregado e empregador, que determina as expectativas da organização em relação ao funcionário e dele em relação à instituição. Esse contrato é um “acerto de percepção” que a instituição e o funcionário realizam quanto aos objetivos, metas, desempenho e satisfação das expectativas. O indivíduo espera receber da organização, EXCETO: