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Indique se os itens abaixo completam de maneira verdadeira (V) ou falsa (F) a frase a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
A LDB (Lei nº 9.394/1996), em seu artigo 13, elenca que é incumbência dos docentes:
( ) participar da elaboração da proposta pedagógica de ensino. ( ) descumprir o plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. ( ) zelar pela aprendizagem dos alunos. ( ) estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
A LDB (Lei nº 9.394/1996), em seu artigo 9º, que trata da organização da educação nacional, diz que a União terá a incumbência de elaborar o Plano Nacional de Educação:
Suas pesquisas abordam questões concernentes ao funcionamento cognitivo: a centralidade dos processos psicológicos superiores no funcionamento típico da espécie humana; o papel dos instrumentos e símbolos culturalmente desenvolvidos e internalizados pelo indivíduo, no processo de mediação entre sujeito e objeto do conhecimento; as relações entre pensamento e linguagem; a importância dos processos de ensino-aprendizagem na promoção do desenvolvimento e os processos metacognitivos. Trata-se de:
São considerados autores contemporâneos criadores de um pensamento filosófico chamado de “materialismo histórico-dialético”:
Sobre a escolarização no Brasil no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930 a 1964), indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil.
( ) A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
( ) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi um balanço sobre os avanços educacionais conquistados pelo país até aquele momento e uma forma de os intelectuais parabenizarem o governo da época pelos investimentos nessa área.
( ) A preocupação com o desenvolvimento do país e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influências para os rumos da educação nesse período.