Filtrar


Questões por página:
A síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) é uma complicação comum da:
Um paciente soropositivo chegou em franca insuficiência respiratória e necessitou de intubação orotraqueal. Após estabilização clínica, realizou tomografia computadorizada de tórax, que evidenciou infiltrado reticular heterogêneo, difuso, bilateral e simétrico. Tal achado é característico da doença pulmonar oportunista denominada:
A Síndrome da Angústia Respiratória Aguda (SARA) apresenta incidência anual de 60 casos a cada 100 mil habitantes e corresponde a 10% de todas as internações em unidades de terapia intensiva. A história natural da doença é marcada pela fase exsudativa, proliferativa e fibrótica. Esta última possui alto valor prognóstico, haja vista que a fibroproliferação está relacionada à oclusão vascular progressiva e hipertensão pulmonar. O tempo médio de recuperação da função pulmonar a partir do início da fase exsudativa é de:
Um paciente chega à unidade com feto morto devido a um descolamento prematuro de placenta grave e, durante a admissão, observaram-se petéquias, sangramento vaginal de grande intensidade, hemorragia digestiva baixa, dispneia. Diante da principal hipótese diagnóstica, foram pedidos exames laboratoriais com os seguintes resultados: prolongamento do TP e do TTPa, plaquetas 50 mil, D-dímero alto, esquizócitos em esfregaço de sangue periférico. A partir dos exames laboratoriais, o distúrbio da coagulação confirmado é:
A capnografia permite a monitorização contínua dos níveis de CO2 exalado, além de demonstrar graficamente a sua curva. Dessa forma, ao menos em teoria, o exame auxilia no diagnóstico precoce de