Filtrar


Questões por página:
“Na metodologia de projetos de aprendizagem, os professores acolhem, valorizam e entendem as curiosidades, as explorações, as propostas e os desejos das crianças. Logo, devem mediar situações de aprendizagem para favorecer a organização daquilo que as crianças almejam.” (Welter e Moraes,2016, p.42).
A respeito da temática ora apresentada, analise os itens abaixo:

I. Os projetos proporcionam a efetivação de uma aprendizagem baseada nas dificuldades familiares das crianças, sendo um instrumento de construção individual e social de conhecimento.
II. Os projetos de aprendizagem são desencadeados a partir de uma problemática ou necessidade que desperte o interesse das crianças, da turma, da escola ou da comunidade.
III. A metodologia de projetos prevê que o planejamento aconteça sem a participação das crianças e da comunidade.
IV. O professor deverá exercer a função de coordenador do projeto e um parceiro para as descobertas das crianças, cabendo-lhe proporcionar as ferramentas necessárias para potencializar o desenvolvimento delas.

Mediante a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.
Sobre as práticas de ensino, é INCORRETO afirmar:
Sobre a relação professores e alunos (as), é CORRETO afirmar:
Ao longo de todo o percurso histórico-cultural, desde seu surgimento até aqui, a função social da escola tem sido pensada e repensada por muitos teóricos, poderes políticos e comunidade em geral.

Enquanto espaço educativo, a dialética de seu próprio processo de significado, perguntar-se: para além do compromisso educativo, como, para quem e por que educar?

Diante das possibilidades de mudança e afastando-se do retrocesso, deveria ser ampliado o diálogo na construção de si mesma, em busca do elo perdido: a função social da escola inclusiva, que pode estar determinada
Segundo a plataforma DIVERSA, iniciativa do Instituto Rodrigo Mendes, que traz a compilação dos dados do último censo escolar do MEC (2022), cresce o número de estudantes com deficiência intelectual matriculados nas escolas (51,8%), seguido pelos com autismo (24,3%) e, em terceiro lugar, os com deficiência física com (9,0%).

Em relação ao tipo de matrícula - classe especial e classe comum - na comparação com 2018 (46,0% e 54,0%),2022 apresenta o maior índice de “inclusão” dos últimos 14 anos (10,1% e 89,9%), ambos respectivamente, mas as taxas de reprovação e abandono, quando comparadas com os estudantes sem deficiência (3,5% e 0,5%), esses números ainda são maiores para os estudantes com deficiência (12,8% e 1,4%) nesta ordem.

Avalie se as seguintes afirmações estão coerente com esses dados:


1. O cumprimento do direito à educação, não se limita apenas à matrícula.
2. O ambiente escolar deve ser acolhedor tanto arquitetônica como pedagogicamente.
3. Os(As) estudantes público-alvo da educação especial, são levados a reconhecer suas limitações e integrar-se aos padrões.
4. A inclusão depende de um conjunto de fatores que vai desde as inciativas políticas às concepções de respeito às diversidades.


Estão corretas as afirmações