Filtrar


Questões por página:
Apesar dos estudos sem utilidade imediata estarem desaparecendo, tal a importância dada atualmente aos saberes utilitários, a tendência para prolongar a escolaridade e o tempo livre deveria levar os adultos a apreciar cada vez mais, as alegrias do conhecimento e da pesquisa individual. É essencial que cada criança, esteja onde estiver, possa ter acesso, de forma adequada, às metodologias científicas de modo a tornar-se para toda a vida “amiga da ciência”. Isso se justifica porque o aumento dos saberes permite:
I
. Compreender melhor o ambiente sob os seus diversos aspectos. II. Favorecer o despertar da curiosidade intelectual. III. Estimular o sentido crítico. IV. Compreender o real, mediante a aquisição de autonomia na capacidade de discernir. Estão corretas as afirmativas
Em regra geral, o ensino formal orienta-se, essencialmente, se não exclusivamente, para o aprender a conhecer e, em menor escala, para o aprender a fazer. As duas outras aprendizagens dependem, a maior parte das vezes, de circunstâncias aleatórias quando não são tidas, de algum modo, como prolongamento natural das duas primeiras. Uma nova concepção ampliada de educação deve fazer com que todos possam descobrir, reanimar e fortalecer o seu potencial criativo – revelar o tesouro escondido em cada um de nós. Isto supõe que

Muitas vezes, moral e ética são palavras empregadas como sinônimos, designando um conjunto de princípios ou padrões de conduta. Sobre a ética na educação, julgue o item a seguir.


Ética pode também significar Filosofia da Moral, portanto um pensamento reflexivo sobre os valores e as normas que regem as condutas humanas.

Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


A escola é um lugar rico de possibilidades, em que professores e alunos atuam juntos no sentido de efetuar trocas simbólicas e permitir o enriquecimento da cultura na qual estão inseridos.

Os públicos escolares (professores, funcionários e alunos) são sujeitos socioculturais que trazem para a escola seus modos de ser, pensar e agir. Nessa perspectiva, julgue o item a seguir.


A abertura ao diálogo com a comunidade atendida possibilita compartilhar responsabilidades que são de todos.