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Os professores de uma escola municipal planejam e têm como trabalho sistematizado fazer sondagem dos conhecimentos prévios que os alunos têm sobre o objeto de ensino, estimulando para que todos falem a respeito do tema, fazendo as intervenções e orientando as discussões. Esse procedimento, de acordo com Mauri (in Coll,1999), é importante porque
Leia o texto. “Temos afirmado que a concepção de disciplina escolar está intimamente associada à de pedagogia e à de escola e, portanto, ao papel histórico de cada um desses componentes. Ao concebermos a disciplina escolar como produção coletiva das instituições de ensino, admitimos que a pedagogia não pode ser entendida como uma atividade limitada a produzir métodos para melhor “transpor” conteúdos externos, simplificando da maneira mais adequada possível os saberes eruditos ou acadêmicos.” BITTENCOURT, Circe. Ensino de História: Fundamentos e método.
A autora afirma no texto que
O processo ensino-aprendizagem nas escolas se divide em duas vertentes principais. Em uma delas, o processo de aprendizagem se resume em dar aos educandos conteúdos para serem memorizados; trata-se do ensino tradicional. Na outra, há uma preocupação em que os conteúdos, pesquisados e estudados a partir de relações horizontais, tenham significado para o aluno. Há uma preocupação em facilitar uma aprendizagem que seja significativa. Muitos conteúdos apresentados para os alunos em sala de aula têm a mesma falta de significado de sílabas sem sentido. Isso porque os conteúdos estão desconectados da realidade, fragmentados a tal ponto que perdem a ligação com o todo. Tornam-se isolados e sem uma significação que permita ao aluno uma compreensão da totalidade, das relações de causa e consequência. Nesse contexto, ao invés de facilitar, eles dificultam uma compreensão da realidade. A outra vertente de aprendizagem contrasta com o ensino tradicional. É a aprendizagem significativa ou experiencial. Sobre suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Não é apenas a parte cognitiva que trabalha; incluem- -se o emocional, suas experiências de vida, percepções, crenças e valores. ( ) É autoiniciada, exceto quando o primeiro estímulo seja exterior ao aluno, já que, neste caso, a pesquisa, o senso de descoberta, de compreensão e de captação vêm de fora. ( ) Ela é penetrante, pois modifica o modo de o aluno agir. ( ) O locus da avaliação reside no docente. ( ) O elemento de significação desenvolve-se, para o educando, dentro da experiência do educando como um todo.
A sequência está correta em
Quando a professora percebe que uma criança está na fase heterônoma do desenvolvimento moral, expressando crenças e comportamentos tipicamente estudados e descritos por Piaget, sabe que não pode ensinar ao aluno como adquirir autonomia no pensamento e na ação. De fato, se ela se propusesse a fazer isso, estaria, segundo o construtivismo, levando esse aluno a

Leia o fragmento a seguir.


Laura é professora do 6º ano do Ensino Fundamental e comentou com uma colega que estava desenvolvendo com seus alunos um projeto de trabalho sobre o Egito Antigo. A colega de Laura lhe perguntou quais seriam as vantagens desta opção metodológica em relação à metodologia tradicional de ensino.


As opções a seguir apresentam vantagens da prática pedagógica do trabalho com projetos, à exceção de uma. Assinale-a.