Filtrar


Questões por página:

O objeto da Didática diz respeito ao processo de compreensão, problematização e proposição acerca do ensino, sendo este entendido como o processo de fazer aprender alguma coisa a alguém, marcado pela mediação e pela dupla transitividade. Dessa forma, o processo de ensinar incorpora em si mesmo o processo de aprender, constituindo-se como um único processo com movimentos distintos (ensinagem e aprendizagem), porém indissociáveis. Trata-se de favorecer ao professor em formação e em atuação condições de propor formas de mediação da prática pedagógica, fundamentadas por concepções que permitam situar a função social de tais mediações. Não se trata, pois, de enfatizar o como fazer, porém o como fazer (mediação) em articulação ao por que fazer (intencionalidade pedagógica), condição intrínseca da Didática fundamental.

(Adaptado de: CRUZ, G. B.; André, M. E. D. A. "Ensino de didática: um estudo sobre concepções e práticas de professores formadores". Educação em Revista, vol.30, n.4, out.-dez.2014.)


Na situação exposta pelo texto,

Cada escola é única, tem características particulares, um perfil específico, uma clientela com sua própria história, mas alguns fatores são determinantes para o sucesso escolar. É notório que o sucesso escolar dos alunos está associado, entre outros, aos seguintes fatores:
Em um ensino para a construção crítica do conhecimento, devem estar presentes, entre outras, atitudes como: 1. estabelecer rígida divisão entre construção individual e social do conhecimento. 2. estar consciente do que está acontecendo ao redor e revelar como a dominação e a opressão são produzidas dentro da escola. 3. estimular o pensamento crítico dos alunos. 4. tornar a aprendizagem significante, crítica e emancipatória. 5. buscar respostas para os problemas colocados. Estão corretas apenas as atitudes:
Os métodos de ensino que melhor se ajustam ao ensino em grupo são:
Se o professor cria situações comuns ao dia a dia do aluno e o faz interagir ativamente de modo intelectual e afetivo, trazendo o cotidiano para a sala de aula e aproximando o dia a dia dos alunos do conhecimento científico, pode-se dizer, com base nisto, que sua prática é: