Filtrar


Questões por página:
Um dos campos de estudos da educação diz respeito ao modo de facilitar o ensino e a aprendizagem, em que o professor articula três dimensões: a técnica, a humana e a política, procurando partir da análise da prática pedagógica concreta e de seus determinantes. Marque a alternativa CORRETA que contenha o campo explicitado:
mostrar texto associado
Relacione a coluna A e B e marque a alternativa que contenha a sequência CORRETA das associações.

Cada vez mais os estudos sobre educação versam sobre a autonomia e responsabilidade do aluno sobre sua própria aprendizagem, em que o professor assume um papel de mediador do conhecimento e não mais um transmissor como era conhecido no ensino tradicional. Uma técnica de ensino que tem mostrado-se como tendência versa sobre uma “metodologia de ensino-aprendizagem em que o problema é usado para iniciar, direcionar, motivar e focar a aprendizagem, diferentemente das metodologias convencionais que utilizam os problemas de aplicação ao final da apresentação de um conceito ou conteúdo”. RIBEIRO, Luis Roberto de Camargo. _____ : uma experiência no ensino superior. São Paulo: UFSCar,2008 (p.142).


Marque a alternativa CORRETA, que denomina o conceito apresentado no enunciado.

Candau (2022) afirma que a pandemia de Covid-19 afetou diferentes dimensões da vida social, reforçando as desigualdades já presentes na nossa sociedade e nos processos educativos. Analisando as possibilidades educacionais que queremos construir, tendo no horizonte o período pós-pandemia, a autora aponta como cenários possíveis, a volta à escola “normal”, a promoção do “ensino híbrido” e uma terceira possibilidade que é reinventar a escola.
Assumindo a perspectiva de que vivemos um momento privilegiado para se reinventar a educação escolar e a Didática, a autora propõe, EXCETO:
Luckesi (2018) ensina que “o ato avaliativo é um ato de investigar a qualidade da realidade, presente em todo ato humano e subsidia escolhas”.
Sobre a “avaliação da aprendizagem em sala de aula, revela a qualidade da aprendizagem do estudante individual em seu percurso de estudo” e que podem ser estabelecidas duas modalidades ou usos dos resultados da avaliação da aprendizagem: uso seletivo e uso diagnóstico.
Baseando-se naquele autor, relacione as afirmativas quanto ao uso dos resultados da avaliação da aprendizagem.
A - Uso seletivo B - Uso diagnóstico
( ) “[...] tem como objetivo revelar a qualidade da aprendizagem dos estudantes nos sucessivos momentos de sua atividade de aprender”.
( ) “[...] tem como objetivo classificar o estudante por seu desempenho, através de uma nota escolar, ato que expressa o término do processo de ensinar e aprender (...)”.
( ) É utilizado para aprovar ou reprovar o estudante a partir de uma nota de corte.
( ) Possibilita ao gestor da ação pedagógica/professor buscar meios pelos quais todos os alunos possam aprender o que é necessário para o seu desempenho no percurso do período de ensino e de aprendizagem
( ) “[...] exige que o estudante revele seu desempenho em sua aprendizagem de modo pontual”.
( ) Permite ao educador acolher o estudante (ou grupo de estudantes) no estado em que se encontram, com suas qualidades positivas e dificuldades, e que necessitam de mais ajuda para atingir o padrão de desempenho (aprendizagem) necessário e desejado.
Assinale a relação CORRETA.