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Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.
Analise as afirmativas a seguir sobre a relação professor/aluno/conhecimento e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) A relação entre professor, aluno e conhecimento deve ser vista como uma via de mão única, na qual o professor transmite o saber e o aluno apenas o absorve.

( ) O diálogo entre professor e aluno é fundamental para a construção do conhecimento, permitindo trocas que enriquecem o processo de aprendizagem.

( ) O aluno deve ser o centro do processo de ensino-aprendizagem, com o professor atuando como mediador e facilitador do acesso ao conhecimento.

( ) A relação professor/aluno/conhecimento deve promover a autonomia do estudante, incentivando-o a construir o seu próprio entendimento crítico dos conteúdos.

( ) O conhecimento é um produto estático que o professor entrega ao aluno sem necessidade de adaptação ou reflexão sobre o contexto em que ele será aplicado.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
A relação entre professor e aluno é determinante no desenvolvimento da autoestima e na promoção de uma aprendizagem significativa. O professor atua como mediador, incentivando a autoconfiança dos alunos e criando condições para que se sintam motivados a aprender. Entretanto, bloqueios emocionais e comportamentais podem surgir, tanto por parte do professor quanto do aluno, dificultando o processo educacional. Diante disso, como o professor pode agir para minimizar esses bloqueios emocionais que interferem na autoestima e na aprendizagem significativa dos alunos?
Sabendo que o papel do educador e do educando evolui com o tempo, qual das alternativas abaixo representa a atitude ideal do professor diante da necessidade de adaptar-se às transformações no processo de ensino-aprendizagem?
Sobre a obra “Inteligência emocional”, de Daniel Goleman (2011), analise as assertivas abaixo:

I. O autor apresenta sua tese de que o Quociente de Inteligência (QI) é um dado genético impossível de ser alterado pela experiência de vida e que nosso destino é, em grande parte, determinado pela aptidão intelectual recebida geneticamente.
II. Para o teórico, as aptidões podem ser ensinadas às pessoas, na medida em que lhes proporcionam a oportunidade de lançar mão de qualquer que seja o potencial intelectual que lhes tenha sido legado pela loteria genética.
III. Na interpretação de Goleman, inteligência emocional são aptidões que incluem controle, resistência, e a capacidade de motivação do outro.
IV. Goleman defende que o impulso é o veículo da emoção; a semente de todo impulso é um sentimento explodindo para expressar-se em ação. Os que estão à mercê dos impulsos — os que não têm autocontrole — sofrem de uma deficiência intelectual. A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter.
V. Na concepção do autor, a raiz do altruísmo está na empatia, que é a capacidade de identificar as emoções nos outros; sem a noção do que o outro necessita ou de seu desespero, o envolvimento é impossível. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas: autocontrole e piedade.

Quais estão corretas?