Filtrar


Questões por página:

Leia o texto a seguir, completando a lacuna.


Segundo Nilma Gomes (2007), no livro “Indagações sobre currículo: diversidade e currículo”, “A diversidade é muito mais do que o conjunto das diferenças. Ao entrarmos nesse campo, estamos lidando com a construção histórica, social e cultural das diferenças a qual está ligada às relações de poder, aos processos de colonização e dominação. Portanto, ao falarmos sobre a diversidade (biológica e cultural) não podemos desconsiderar a construção das identidades, o contexto das desigualdades e das lutas sociais”.

Ainda segundo a autora, “a diversidade indaga [questiona] o currículo, a escola, as suas lógicas, a sua organização espacial e temporal”. Assim, entendendo a educação como um direito social, pode-se dizer que “assumir a diversidade na construção de um currículo é posicionar-se __________________________________ diversas formas de dominação, exclusão e discriminação”.


O segmento que completa corretamente a lacuna com a ideia defendida pela autora é:

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida.


No que tange a esse assunto, Moran afirma que as metodologias

O Processo regulador que permite que novas experiências e elementos exteriores sejam incorporadas às estruturas mentais e cognitivas, pelas quais os indivíduos intelectualmente se adaptam e organizam o meio, é denominado de
Leia o fragmento da reportagem abaixo:
“O ensino de palestra, por meio do qual o professor fala por dezenas de minutos para os alunos, ainda que com espaço para perguntas, é cansativo, desmotivador, pouco capaz de identificar grandes qualidades e deficiências de cada educando, menos apto à memorização do conhecimento, apesar de focado nesse aspecto, dentre vários outros problemas”. Disponível em https://www.cartacapital.com.br/blogs/vanguardas-do-conhecimento/aulas-invertidas-sao-muito-mais-eficientes/. Acesso em 30/11/2022.
Que concepção de Educação predomina nessa forma de organização do processo de ensino-aprendizagem?

Considere o conteúdo do texto e complete o espaço com o conceito adequado.


Text 6


“Em linhas gerais, o _________________________ pode ser visto como uma prática educacional que enfatiza as relações entre textos, situações de aprendizagem (de Inglês, neste caso) e visões mais amplas de mundo e da posição do aluno perante o global e o local que vivencia no cotidiano de sua família, escola, vizinhança, cidade, estado, país. Envolve também o ensino de inglês por meio de práticas sociais significativas e relevantes para o aprendiz. Questões relativas ao poder conferido pelo conhecimento acadêmico e pela situação socioeconômica, à identidade, à cidadania, às relações interculturais, à presença do pluralismo cultural e ao respeito pela diversidade também são consideradas. (...) Nessa perspectiva, ensinar significa promover ações educativas para que os alunos vejam fatos e situações sob diferentes pontos de vista, assumam uma posição crítica e ética diante das diferenças e aprendam sobre si próprios e sobre os outros. (...)


(DIAS, Reinildes. High Up: ensino médio. Língua Estrangeira Moderna – Inglês. Cotia, SP: Macmillan,2013. Apaptado.)


A resposta CORRETA é