Filtrar


Questões por página:
Para Libâneo (2017, p.119), “o processo didático é caracterizado como mediação escolar de objetivos-métodos-conteúdos apoiada no processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista as finalidades da instrução e da educação escolar em nossa sociedade.” Levando em consideração as ideias do autor sobre os objetivos, conteúdos e métodos de ensino, é CORRETO afirmar que:
O saber docente vai se construindo na relação teoria e prática, por meio da ação e da reflexão de seu fazer pedagógico. Sobre esse tema, assinale (V) para afirmativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Quando o professor constrói conhecimentos, beneficiando-se das contribuições teóricas, terá melhores condições de desenvolver práticas pedagógicas mais consistentes.
( ) A relação da teoria e da prática durante o processo de formação dos professores possibilita a significação da aprendizagem dos alunos.
( ) É preciso que o professor tenha clareza da primazia da prática sobre a teoria para desenvolver, com competência, o exercício da docência.
( ) É através da prática que o professor tem a condição de ressignificar a teoria estudada durante seu processo formativo.
( ) Teoria e prática conectam-se ao ato educativo, transformando-se em práxis, favorecendo, dessa forma, a formação de indivíduos competentes.

Marque a opção que indica a sequência CORRETA.
Analise as alternativas que indicam os objetivos gerais do ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano e que oportunizam aos alunos o seu desenvolvimento na construção do conhecimento cultural e social, marque a alternativa INCORRETA.
A dimensão da didática independe de nível, modalidade e área de ensino, ou seja, deve estar presente em todo o processo de ensino e aprendizagem do contexto educacional, cabendo ao educador assumir o compromisso com a mesma. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a compreensão da didática como teoria e prática do ensino.
Para registrar os interesses e as experiências das crianças na educação infantil, é preciso escutá-las. Essa escuta se faz por meio de observações e registros do que a criança faz, de seus desenhos, de suas produções e de suas falas. Ao conjunto de registros selecionados e organizados para indicar o processo de aprendizagem de cada criança dá-se o nome de: