Questões de Concurso
Filtrar
441 Questões de concurso encontradas
Página 43 de 89
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Devido a sua influência sobre as práticas da cultura corporal de movimentos, a mídia é uma estratégia didática significativa para fundamentar o processo de ensino e aprendizagem na educação física, tanto como meio (educar com a mídia) quanto como fim (educar para a mídia), tendo como objetivo último capacitar o aluno para uma apreciação crítica em relação a ela. Sobre a utilização das mídias e das tecnologias digitais nas aulas de educação física na escola, assinale a afirmativa INCORRETA.
Disciplina:
Pedagogia
mostrar texto associado
“Na abordagem ______________, a educação tem em primeiro lugar a finalidade da criação de condições que facilitem a aprendizagem, de forma que seja possível o desenvolvimento tanto intelectual quanto emocional do estudante. Tudo o que estiver a serviço do crescimento pessoal, interpessoal ou intergrupal é educação. O objetivo da educação será uma aprendizagem que abranja conceitos e experiências, tendo como pressuposto um processo de aprendizagem pessoal. Nesse processo, os motivos de aprender deverão ser os do próprio aluno.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Disciplina:
Pedagogia
A palavra “Pedagogia” tem origem na Grécia, paidós(criança) e agodé (condução). A palavra grega Paidagogos é formada pela palavra paidós(criança) e agogos(condutor). Portanto, “pedagogo” significa condutor de crianças, aquele que ajuda a conduzir o ensino.
(Disponível https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm.)
Assim sendo, a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. Na visão da professora Amelia Hanze (2011), até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que têm começo as primeiras ideias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental. Segundo a autora, partindo desse princípio, surgiram novas visões do ser pedagogo, como todo profissional sempre influenciável pela sociedade e as mudanças no mundo ou, ainda, as tendências pedagógicas ao longo dos tempos, sejam elas de cunho liberal ou progressista. O século XXI é o século do conhecimento, que exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. No mundo tecnológico em que vivemos, é imprescindível desenvolver novas competências para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem compassos apressados de transformações.
Considerando o exposto, são atitudes indevidas do pedagogo na educação contemporânea, EXCETO:
(Disponível https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/professor-pedagogo-condutor-de-criancas-a-empreen.htm.)
Assim sendo, a pedagogia está ligada ao ato de condução do saber. Na visão da professora Amelia Hanze (2011), até hoje a preocupação da pedagogia é encontrar formas de levar o indivíduo ao conhecimento. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, pois é na Grécia que têm começo as primeiras ideias acerca da atuação pedagógica, ponderações que vão influenciar por muitos anos a educação e a cultura ocidental. Segundo a autora, partindo desse princípio, surgiram novas visões do ser pedagogo, como todo profissional sempre influenciável pela sociedade e as mudanças no mundo ou, ainda, as tendências pedagógicas ao longo dos tempos, sejam elas de cunho liberal ou progressista. O século XXI é o século do conhecimento, que exige métodos e atitudes empreendedoras na educação. No mundo tecnológico em que vivemos, é imprescindível desenvolver novas competências para ensinar, pois essa é a exigência de um mundo que tem compassos apressados de transformações.
Considerando o exposto, são atitudes indevidas do pedagogo na educação contemporânea, EXCETO:
Disciplina:
Pedagogia
O termo técnico deriva do grego tékhne, sendo seu significado “arte ou habilidade”. A técnica no âmbito educacional passou a ser o método pelo qual se pretende realizar o processo ensino-aprendizagem, em que se destacam a partir dos anos 70, do século anterior, a pedagogia tecnicista, cujo enfoque são as técnicas, das quais os professores deveriam aprendê-las. Todavia, a técnica de ensino não é um método concreto, ou uma receita que garanta sucesso sempre que aplicada. Algumas técnicas, dependendo do ambiente, se tornam inadequadas para a realidade. As técnicas se organizam em torno de procedimentos didáticos, que são passos, atividades, ações que o professor e os alunos desenvolverão durante a realização da aula. Pode-se dizer que uma técnica de ensino é um conjunto de procedimentos sistematizados a partir das aprendizagens que serão desenvolvidas pelos alunos.
(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)
Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o professor
(Disponível em: https://www.ufrgs.br/psicoeduc. Adaptado.)
Acerca do exposto, é possível afirmar que a técnica da aula expositiva dialogada, pode se transformar num equívoco, quando o professor
Disciplina:
Pedagogia
[...] de maneira a oportunizar relações verdadeiramente significativas entre o aluno e o conhecimento, como condição para a sua participação efetiva no trabalho e na sociedade, de modo a ser protagonista da construção de uma nova ordem social. Essa dimensão reafirma o caráter político do currículo [...] “é o resultado de um projeto intencional de formação humana orientado para uma utopia, ao redor do qual se articulam todos os esforços da comunidade escolar”.
(KUENZER,2000, p.67,68.)
A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.
(KUENZER,2000, p.67,68.)
A organização do trabalho pedagógico será dada pela opção política que a escola fizer e pelas escolhas; com relação às diferentes formas de organização dos componentes curriculares, a seleção e a organização dos conteúdos devem pressupor a triagem de alguns conteúdos organizados de modo a promover a EXCEÇÃO de uma; assinale-a.