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Concurso:
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Disciplina:
Pedagogia
A Didática pode ser considerada uma disciplina do campo da Pedagogia, que tem objetivo fundamental estabelecer estratégias de ensino, relativas às questões práticas quanto à metodologia e as estratégias de aprendizagem.
Diante do exposto, julgue os itens que se seguem como correto (C) ou errado (E):
( ) A didática pode ser entendida como o elemento transformador da teoria em prática. ( ) O objeto da didática é o processo de ensino, que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. ( ) Atua como mediadora na compreensão das dimensões do trabalho docente, por meio da socialização dos conteúdos e o desenvolvimento do aspecto cognitivo dos alunos, de tal forma que o professor planeje e organize as atividades, tendo em vista a aprendizagem do aluno. ( ) Proposta de atuação do professor na relação ensino-aprendizagem em tempo hábil principalmente aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado.
Marque abaixo a sequência correta:
Diante do exposto, julgue os itens que se seguem como correto (C) ou errado (E):
( ) A didática pode ser entendida como o elemento transformador da teoria em prática. ( ) O objeto da didática é o processo de ensino, que, considerado no seu conjunto, inclui: os conteúdos, os métodos e formas organizativas do ensino, as atividades do professor e dos alunos e as diretrizes que regulam e orientam esse processo. ( ) Atua como mediadora na compreensão das dimensões do trabalho docente, por meio da socialização dos conteúdos e o desenvolvimento do aspecto cognitivo dos alunos, de tal forma que o professor planeje e organize as atividades, tendo em vista a aprendizagem do aluno. ( ) Proposta de atuação do professor na relação ensino-aprendizagem em tempo hábil principalmente aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizado.
Marque abaixo a sequência correta:
Concurso:
Prefeitura de Santa Leopoldina - ES
Disciplina:
Pedagogia
A comunidade escolar concentra uma grande diversidade humana, portanto não deve ser indiferente a esta realidade. Entender essa questão auxilia no cumprimento da responsabilidade de formar cidadãos críticos, conscientes e atuantes.
I. Numa mesma sala de aula encontram-se alunos provenientes de vários segmentos sociais, apresentando diferentes condições econômicas, além de portadores de necessidades especiais, descendentes de diferentes etnias, dentre outros. II. A educação inclusiva prima pela inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, impedindo qualquer tipo de segregação, atende todos de forma igualitária, independente de ter ou não condições peculiares de aprendizagem. III. O desenvolvimento das práticas pedagógicas que tenham como princípio a inclusão plena de todos os alunos ainda é um desafio, pois muitos profissionais ainda sentem dificuldades em realizar atividades desse tipo e a lidar com essa questão. IV. A escola inclusiva depende exclusivamente da relação professor-aluno, assim os outros funcionários do ambiente escolar não possuem envolvimento direto nesse processo.
A respeito da educação inclusiva e ao respeito às diferenças, assinale a opção correta:
I. Numa mesma sala de aula encontram-se alunos provenientes de vários segmentos sociais, apresentando diferentes condições econômicas, além de portadores de necessidades especiais, descendentes de diferentes etnias, dentre outros. II. A educação inclusiva prima pela inclusão de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, impedindo qualquer tipo de segregação, atende todos de forma igualitária, independente de ter ou não condições peculiares de aprendizagem. III. O desenvolvimento das práticas pedagógicas que tenham como princípio a inclusão plena de todos os alunos ainda é um desafio, pois muitos profissionais ainda sentem dificuldades em realizar atividades desse tipo e a lidar com essa questão. IV. A escola inclusiva depende exclusivamente da relação professor-aluno, assim os outros funcionários do ambiente escolar não possuem envolvimento direto nesse processo.
A respeito da educação inclusiva e ao respeito às diferenças, assinale a opção correta:
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Pedagogia
As Adaptações Curriculares de Pequeno Porte são modificações promovidas no currículo, pelo professor, de forma a permitir e promover a participação produtiva dos alunos que apresentam necessidades especiais no processo de ensino e aprendizagem, na escola regular, juntamente com seus colegas. São denominadas de Pequeno Porte porque sua implementação encontra-se no âmbito de responsabilidade e de ação exclusivo do professor, não exigindo autorização, nem dependendo de ação de qualquer outra instância superior, nas áreas política, administrativa e/ou técnica. Elas podem ser implementadas em várias áreas e momentos da atuação do professor: na promoção do acesso ao currículo, nos objetivos de ensino, no conteúdo ensinado, no método de ensino, no processo de avaliação e na temporalidade.
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte. Vol.6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.2000. Adaptado.
Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais.
II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens.
III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela.
IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário.
As assertivas são, respectivamente,
Projeto Escola Viva - Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola - Alunos com necessidades educacionais especiais. Adaptações curriculares de pequeno porte. Vol.6, Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial.2000. Adaptado.
Com base no apresentado no texto e considerando os estudantes cegos e com baixa-visão, avalie se as afirmações a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. Para desenvolver a autonomia do estudante o professor não deve oferecer recursos didáticos especiais.
II. Para favorecer a participação do estudante durante as aulas o professor deve fornecer mapas e diagramas em relevo e descrições verbais detalhadas das imagens.
III. As avaliações e exercícios devem ter formatos acessíveis como braille ou digital compatíveis com os leitores de tela.
IV. Os professores devem conceder aos estudantes tempo adicional para a realização das avaliações, se necessário.
As assertivas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Veiga (2002), “o desafio da construção do projeto pedagógico vincula-se ao desejo da comunidade ver explicitada pela escola uma proposta capaz de indicar as intenções políticas e pedagógicas que fundamentam suas práticas. Nesse sentido, o projeto pedagógico precisa partir da realidade de cada escola, uma vez que não há escolas iguais, mas instituições educativas que se constroem a partir de dinâmicas específicas”.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível.14ª ed. Editora Papirus,2002
Tendo em vista os desafios do projeto pedagógico, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O projeto pedagógico não é algo que é construído e, em seguida, arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais, ele é vivenciado em todos os momentos, por todos envolvidos no processo educativo da escola.
( ) O projeto pedagógico é uma ação intencional, com um sentido implícito e um compromisso definido pelos principais interessados no processo educativo: gestores e professores.
( ) É incumbência legal de todos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica e, para isso, deve criar processos de integração da sociedade com a escola.
As afirmativas são, respectivamente,
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político- pedagógico da escola: uma construção possível.14ª ed. Editora Papirus,2002
Tendo em vista os desafios do projeto pedagógico, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O projeto pedagógico não é algo que é construído e, em seguida, arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais, ele é vivenciado em todos os momentos, por todos envolvidos no processo educativo da escola.
( ) O projeto pedagógico é uma ação intencional, com um sentido implícito e um compromisso definido pelos principais interessados no processo educativo: gestores e professores.
( ) É incumbência legal de todos estabelecimentos de ensino elaborar e executar sua proposta pedagógica e, para isso, deve criar processos de integração da sociedade com a escola.
As afirmativas são, respectivamente,
Concurso:
Prefeitura de São Lourenço da Serra - SP
Disciplina:
Pedagogia
Leia a tirinha e responda à questão.
Considerando a análise da fala do personagem Armandinho e as atuais concepções de educação, é possível refletir que a função social da escola resume-se
I. ao desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões, pois deve ser visto não apenas cognitivamente, mas também social, emocional, cultural, espiritual e fisicamente.
II. à formação de indivíduos aptos a exercer uma profissão, conscientes de suas responsabilidades e direitos, dispostos a construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
III. à transmissão de conhecimentos e ao desempenho de uma função moral, ao inculcar normas e valores que são vitais para a organização social.
É correto o que se afirma em

Considerando a análise da fala do personagem Armandinho e as atuais concepções de educação, é possível refletir que a função social da escola resume-se
I. ao desenvolvimento do sujeito em todas as suas dimensões, pois deve ser visto não apenas cognitivamente, mas também social, emocional, cultural, espiritual e fisicamente.
II. à formação de indivíduos aptos a exercer uma profissão, conscientes de suas responsabilidades e direitos, dispostos a construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
III. à transmissão de conhecimentos e ao desempenho de uma função moral, ao inculcar normas e valores que são vitais para a organização social.
É correto o que se afirma em