Filtrar


Questões por página:

Saviani (2011, p.437) explica que a pedagogia das competências caracteriza a qualidade do modo “aprender a aprender”. Leia a seguir, a citação de Saviani sobre a pedagogia e a aprendizagem.


“(...), a “pedagogia das competências” apresenta-se como outra face da “pedagogia do aprender a aprender”, cujo objetivo é _______ os indivíduos de comportamentos flexíveis que lhes permitam ajustar-se às ________ de uma sociedade em que as próprias necessidades de ________ não estão garantidas.”


(Fonte/ Referência: Fonte/ Referência: SAVIANI, Dermeval. História da Ideias Pedagógicas no Brasil.3º ed. Ver.1 reimpr. Campinas, SP.2011. Pag.437)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

A relação entre meios e fins em educação assume múltiplas formas e perspectivas. No contexto da gestão democrática, proposto por Paro (2001), é correto afirmar que
Nas escolas de Reggio Emilia, valoriza-se a oportunidade de as crianças serem “antropólogas naturais”, em que possam contribuir para um determinado projeto com seus próprios conhecimentos, sugerir questões e linhas de investigação a seguir, e assumir a liderança no planejamento e as responsabilidades por observações, por informações e pelos artefatos coletados (CAROLYN et al., 1999). Assinale a alternativa que apresenta e justifica um exemplo acertado dessa prática.
Paro (2001, p.94), ao discutir qualidade e produtividade no contexto escolar, afirma que “Não tem sentido [...] identificar a aula ou o processo pedagógico escolar como o produto da escola. A aula é uma atividade – o processo de trabalho –, não o seu produto”. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que indica corretamente o que se pode considerar a produtividade do trabalho da escola.
Estudos sinalizam que a didática tem a capacidade de fazer com que o conhecimento seja compreensível ou acessível. Identifique abaixo as definições que correspondem às propostas de autores contemporâneos e assinale a alternativa correta.
I. Campo de conhecimentos e saberes de pluralidade epistêmica, em que as questões “teoria e prática”, “ensinar e aprender” e “conteúdo e forma” estão relacionadas.
II. Constituída por uma relação tensionada entre epistemes diversas, exigindo uma postura diferenciada de diálogo permanente entre elas, em contínuo movimento de construção social e cultural.
III. Assentada em uma prática pedagógica corporificada nos sujeitos que a fazem, professores e estudantes ensinando e aprendendo, situando-se nos conhecimentos plurais de seu campo em suas especificidades e nos diálogos que fazem com outras epistemes.
IV. Artefato voltado exclusivamente à produção de técnicas meritocráticas pautadas na perspectiva de aprendizagem linear.