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A eficácia das estratégias educacionais, é um fator importante para a aquisição de conhecimento. As estratégias englobam técnicas ou métodos que os estudantes utilizam para aprender. Nesse sentido, Boruchovitch e Santos (2011) destacam que: ”A aprendizagem escolar encontra-se fortemente associada à utilização eficiente de estratégias de aprendizagem. O anseio de que elas sejam inseparáveis do processo de ensinar e aprender exige um professor que saiba combinar o ensino dos conteúdos com as técnicas, os procedimentos e as estratégias no contexto das situações concretas que encontra (Veiga Simão,2004b). Teóricos recomendam que o trabalho do professor não seja destinado apenas a proporcionar conhecimentos e a assegurar certos produtos ou resultados da aprendizagem, mas também a fomentar os processos mediante os quais esses produtos podem ser alcançados.

(Noguerol,1999; Pozo,1996,1998,2002).”

(BORUCHOVITCH; SANTOS,2011, p.287)


Assinale a alternativa incorreta sobre o tema discutido pelos autores, acima, citados:

Carlos Libâneo (1994), um dos maiores teóricos da Didática, afirma em sua obra que os métodos de ensino a partir de uma pedagogia crítico-social não partem de conhecimentos “depositados” no aluno de fora para dentro, mas deve considerar também os saberes de dentro para fora. Com base na ideia do autor, analise as afirmativas a seguir:


I. O professor deve considerar, prioritariamente, o próprio conhecimento a ser ensinado.

II. O aluno traz conhecimentos histórico-culturais que devem ser considerados na aprendizagem.

III. É importante que o professor atue com metodologias contextualizadas, com a finalidade de significar os saberes.

IV. O professor necessita analisar os conhecimentos técnicos a serem seguidos, para que ele consiga desenvolver metodologias desvinculadas ao contexto sociocultural de seus alunos.


Estão corretas as afirmativas:

O ensino-aprendizagem, por competência, significa uma forma de configurar os conteúdos a serem ensinados e aprendidos, com base nos objetivos a serem alcançados e nas habilidades a serem desenvolvidas. Assinale a alternativa que apresenta o ensino e a aprendizagem por competências:
De acordo com Gusi (2020), as Abordagens Paradigmáticas Inovadoras são um: “reflexo do avanço da ciência. Como o objetivo de promover a superação de um pensamento newtoniano-cartesiano, focando em reproduzir o conhecimento, a educação é levada a novas propostas de encaminhamento.” (GUSI,2020, p.13).
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) tendo como base a afirmação da autora:

( ) Na visão sistêmica/holística/ecológica o professor precisa de autonomia e necessita estar aberto ao seu próprio interior. Deve ser um profissional ativo para atender às demandas e necessidades de seus alunos.
( ) Na visão progressista, o professor adota o papel de mediador mantendo a capacidade de processar o conhecimento de seus alunos e a partir disso, torná-los pessoas críticas e criativas.
( ) Na visão da abordagem ensino com pesquisa, o professor não adota a postura de mediador e não instiga o aluno a pesquisar.
( ) Na visão progressista a metodologia adotada é de natureza democrática, potencializando a comunicação dialógica entre professor e aluno.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
Sobre a Educação e suas atribuições, analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA:

I - As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecem ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. II - Fica vedado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma da lei. III - O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de vários direitos, como a educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 3 (três) anos de idade. IV - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo. V - Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Desse modo, o ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.