Filtrar


Questões por página:
Quando os professores narram suas experiências na escola recordam os acontecimentos e situações com quem têm realizado ou não determinadas atividades profissionais. Uma das primeiras questões trazidas à tona e que tem sido extremamente significante: a falta de comunicação entre os professores da mesma área e colegas de profissão. Os professores destacam que mesmo na escola em que trabalham, até mesmo com vários professores atuando na mesma área, não existem oportunidades reais de comunicação, momentos em que possam compartilhar como tem sido a experiência profissional.
LOPES, Amélia; CAVALCANTE, Maria Auxiliadora da Silva; OLIVEIRA, Dalila Andrade; HYPÓLITO, Álvaro Moreira (Orgs.): Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. Edição: CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas,2014, p.5200.

Esse mal-estar profissional descrito no texto como

“...Teve uma vez na hora do recreio que eu não queria brincar e fiquei sentada com minha colega e ela (a professora) perguntou o que a gente tinha que não tava brincando aí eu disse a ela foi que meu tio tinha brigado com meu avô e agente teve que ir dormir na casa da minha tia e ela ficou lá comigo perguntando a mim como foi” (Depoimento de um aluno).


SANTOS, Giderlâyne Clemente do Nascimento; BRITO, Hortência da Conceição de; Maranhão, da Iágrici Maria de Lima. A relação professor-aluno e sua influência no processo de ensino-aprendizagem. UFPE. [s. d.], p.20.


Na relação professor-aluno, a cena descrita no texto uma situação na qual

Um espaço de ensino-aprendizagem será então um centro de debates de ideias, soluções, reflexões, onde a organização popular vai sistematizando sua própria experiência.


FREIRE, P. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez; 1991, p.16.


Na pedagogia libertadora de Paulo Freire, a concepção de Avaliação é refletida para

Em didática, aprendem-se diversos tipos de planejamento. Para Gil (2011), é necessário caracterizar os níveis de planejamento em quatro tipos. São eles:
A Escola foi colocada, nas formações capitalistas, em uma posição de dominância, constituindo, assim, um instrumento mais completo de reprodução das relações capitalistas. Dessa forma, a escola, ao reproduzir os saberes envolvidos na ideologia dominante, influencia uma grande parte das crianças de todas as classes sociais a cumprir a escolaridade básica e logo ingressar no processo produtivo, reproduzindo, assim, as relações de exploração capitalista.
Disponível em:
<https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/bitstream/prefix/2480/1/TCC_DidaticaPraticaEscolar.pdf Acesso em: 06 mar.2023 (Adaptado)
Essa concepção descrita no texto-base se ampara em que teoria?