Filtrar


Questões por página:

Dois conceitos são especialmente poderosos para a aprendizagem hoje: aprendizagem ativa e aprendizagem híbrida. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As metodologias ativas representam o padrão de ensino tradicional, focado no professor como um agente principal e o aluno como passivo.


( ) As metodologias ativas dão ênfase ao papel protagonista do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo.


( ) O modelo híbrido tem uma mediação tecnológica forte: físico-digital, móvel, ubíquo, realidade física e aumentada, que trazem inúmeras possibilidades de combinações.


( ) A aprendizagem híbrida destaca a flexibilidade, a mistura e o compartilhamento de espaços, tempos, atividades, materiais, técnicas e tecnologias que compõem o processo ativo de aprendizagem.


A sequência está correta em

Segundo Veiga (2002), o currículo, um importante elemento constitutivo da organização escolar, implica, necessariamente, a interação entre sujeitos que têm um mesmo objetivo e a opção por um referencial teórico que o sustente. É uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que tal construção se efetive. Na organização curricular, é preciso considerar alguns pontos básicos sobre o currículo; analise-os.


I. É considerado um instrumento neutro.


II. É inerente ao contexto social.


III. Necessita de uma organização hierárquica e fragmentada do conhecimento escolar.


IV. Deve considerar o controle social comprometido com fins de liberdade que deem ao estudante uma voz ativa e crítica.


Está correto o que se afirma apenas em

Conforme estudiosos da educação, no ano de 1975, o sociólogo Michel Verret introduziu o termo Transposição Didática, teorizado por Yves Chevallard no livro La Transposition Didatique, no qual apresenta as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para a escola. De acordo com essa teoria, as transformações sofridas pelos diferentes saberes são denominadas Transposição Didática Externa e Transposição Didática Interna. Com base nessa teoria, é correto afirmar que a Transposição Didática:
No decorrer do processo educativo, avaliações pedagógicas dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais devem identificar barreiras que estejam dificultando ou impedindo o processo educativo em suas múltiplas dimensões. A realização desse tipo de avaliação, que enfatiza o desenvolvimento da aprendizagem do aluno, bem como a melhoria da instituição escolar, precisa estar condicionada à
Para Zabala (1998), por trás de qualquer proposta metodológica se esconde uma concepção do valor que se atribui ao ensino, assim como certas ideias mais ou menos formalizadas e explícitas em relação aos processos de ensinar e aprender. Segundo o autor, educar quer dizer