Filtrar


Questões por página:
Vivendo parte do cotidiano da Umei Rosalda Paim durante o tempo de sua pesquisa-formação, a pesquisadora Luciana Esmeralda Ostetto identificou, nos princípios delineados e nas práticas observadas, uma forma de documentação pedagógica que pode ser compreendida como ponto de partida para o planejamento, e sua estruturação pauta-se na ideia de que os conhecimentos se desenvolvem em rede e devem contemplar o interesse e a participação ativa das crianças.
Segundo Ostetto (2017), essa forma de documentação é o
Que alternativa define a competência de pensamento sistêmico, conforme o documento Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem, da UNESCO (2017)?
Artur está empenhado em refletir sobre sua prática docente e as competências necessárias a seu exercício profissional. Lendo a discussão de Rios (2001), deparou-se com a ideia do professor como um intelectual orgânico, que contribui para as transformações necessárias para a sociedade. Se quiser agir desse modo em sua prática político-moral, Artur necessariamente deve
Carolina, aluna do 6o ano de uma escola do Sistema Municipal de Ensino de Sorocaba, adoeceu e precisará ficar acamada por algum tempo. Seus pais consultaram a Deliberação CMESO no 01/2007 (Homologada pela Resolução SEDU/GS no 23/2007), que dispõe sobre o atendimento a alunos cujo estado de saúde recomende atividades especiais de aprendizagem e avaliação escolar, e constataram: “Art.1o A presente deliberação contempla quaisquer casos de alterações de saúde que comprometam a frequência de alunos às atividades escolares regulares ou que possam representar riscos à saúde no contato com os demais elementos da comunidade escolar”.
Em conformidade com o Art.2o dessa Deliberação, a quem caberá, à vista da documentação apresentada, deferir ou indeferir o requerimento, indicando no despacho, no caso do deferimento do processo, os procedimentos pedagógicos cabíveis e adequados à situação?
“[...] apanhar os objetos de estudo nas suas relações internas significa verificar como a ação humana entra na definição de uma coisa, isto é, ver nas relações entre as coisas os significados sociais que lhes são dados e a que necessidades sociais e humanas está vinculado o objeto de conhecimento” (Libâneo,2013). Esse trecho corrobora com o entendimento de que método de ensino deve