Questões de Concurso
Filtrar
441 Questões de concurso encontradas
Página 78 de 89
Questões por página:
No ensino de biologia, têm-se utilizado modelos como recursos didáticos para despertar o interesse e facilitar a aprendizagem. Em relação aos modelos como recursos didáticos analise as seguintes proposições.
I. Modelos didáticos são representações de estruturas ou partes de processos, confeccionadas a partir de material concreto, que permitem materializar uma ideia ou um conceito.
II. O uso de modelos didáticos permite a mediação entre o teórico e o empírico, aproxima o aluno de temas abstratos e insere um caráter lúdico e participativo no ensino.
III. A confecção de bons modelos didáticos é favorecida pela confluência entre conhecimentos científicos da estrutura a ser representada e habilidades artísticas.
IV. Entre as vantagens de professores e alunos confeccionarem seus próprios modelos didáticos podemos citar a possibilidade de confeccionar estruturas tridimensionais com materiais de baixo custo
É correto o que se afirma em
Relacione, corretamente, as abordagens metodológicas apresentadas a seguir com suas respectivas características, numerando os parêntese abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Demonstração
2. Aula de campo
3. Desenvolvimento de projeto
( ) De modo geral acontece a partir da seleção do problema a ser investigado; elaboração do plano de trabalho, execução do plano elaborado, análise e apresentação dos resultados.
( ) Necessita, inicialmente, do reconhecimento prévio do local, elaboração do roteiro de trabalho, organização dos grupos, autorização dos responsáveis e da direção da escola e organização do transporte.
( ) Possibilita que todos vejam o mesmo fenômeno simultaneamente. Sua utilização é justificada pela economia de tempo e disponibilidade limitada de material.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
A respeito de recursos didáticos que podem ser empregados no ensino de biologia, julgue o item seguinte.
A utilização de recursos didáticos naturais, como a coleta e a manipulação de materiais biológicos, é considerada uma abordagem didático-pedagógica ultrapassada e deve ser substituída pelo emprego de simulações computacionais, que são mais realistas e acessíveis.