Filtrar


Questões por página:
Considerando a trajetória da educação especial no Brasil, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos históricos às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Colonial.
2. Imperial.
3. Republicano.

Coluna 2
( ) Neste período, tem início a oferta de outros serviços às pessoas com deficiência, como a Escola Borges de Medeiros e a Escola Delfina Dias Ferraz, ambas no Rio Grande do Sul.
( ) Ocorre a fundação de duas importantes instituições: o Instituto dos Meninos Cegos e o Instituto de Surdos-Mudos, ambos mantidos e administrados pelo poder central.
( ) Neste período, as Santas Casas de Misericórdia exerceram papel importante na educação das pessoas com deficiência, considerando que eram responsáveis por acolher pobres, doentes e abandonados.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O ensino no Brasil teve início com a chegada dos jesuítas no período colonial, quando estabeleceram as primeiras escolas formais. Essas escolas tinham objetivos claros relacionados à educação religiosa e eram voltadas principalmente para um público específico. Sobre o ensino jesuítico no Brasil Colonial, é correto afirmar que:

No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.


O segundo período da história da alfabetização, compreendido entre os séculos XVI e XVIII, teve como método de ensino expoente o uso de cartilhas, amplamente utilizadas no contexto brasileiro desde o período da colonização portuguesa.

Em relação ao papel político-pedagógico e à função histórico-cultural da escola, julgue o item subsequente.


Em princípio, o sistema de ensino do Brasil tinha propósito catequético, tendo sido a primeira escola brasileira fundada por padres jesuítas na cidade do Rio de Janeiro.

Acerca da concepção da educação para os direitos humanos e da educação integral, julgue o item subsequente.


A proposta formativa da educação integral no contexto brasileiro surgiu na década de 1990 como um projeto pioneiro e inovador, tanto em sua concepção como na execução de políticas públicas.