Filtrar


Questões por página:
A garantia da autonomia docente é uma luta histórica dos professores, enquanto princípio necessário à educação de qualidade. Porém, é um tópico cercado de tensões e polêmicas. Assinale a alternativa a seguir que apresenta a perspectiva de Contreras (2002) acerca do tema.
Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
A questão educacional se tornou um problema para a realidade brasileira apenas no processo de industrialização nos anos de 1920, quase um século atrás. Foram diferentes movimentos sociais que reivindicavam a ampliação do atendimento escolar, isso desencadeou, até os dias de hoje, algumas reformas. Assinale a alternativa CORRETA:
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980, no Brasil, compreende duas vertentes que caracterizam a produção pedagógica brasileira da época, quais sejam:
As características do conhecimento científico e sua relação com os aspectos sociais, tecnológicos e ambientais, ao longo da sua evolução histórica, referem-se