Questões de Concurso
Filtrar
49 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
Questões por página:
Sobre a Reforma Capanema implementada no Brasil no período de 1942-1946, assinale V para afirmativa verdadeira e F para falsa.
( ) Para o Ensino Secundário instituiu o curso ginasial composto por duas séries.
( ) Para o Ensino Profissionalizante instituiu quatro modalidades: Industrial, Comercial, Agrícola e Normal.
( ) Para o Ensino Primário instituiu o curso de quatro anos complementado com um ano preparatório para o exame de admissão.
As afirmativas são, respectivamente,
( ) Para o Ensino Secundário instituiu o curso ginasial composto por duas séries.
( ) Para o Ensino Profissionalizante instituiu quatro modalidades: Industrial, Comercial, Agrícola e Normal.
( ) Para o Ensino Primário instituiu o curso de quatro anos complementado com um ano preparatório para o exame de admissão.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação à educação brasileira no período colonial, analise as afirmativas a seguir.
I. A educação não tinha grande significado para a maior parte da população, pois a economia era fundada na monocultura e no trabalho escravo.
II. A oferta educacional era possível por causa dos jesuítas que vieram para o Brasil.
III.O direito à educação era reservado aos donos de terras e aos senhores de engenho, bem como para as mulheres.
Assinale:
I. A educação não tinha grande significado para a maior parte da população, pois a economia era fundada na monocultura e no trabalho escravo.
II. A oferta educacional era possível por causa dos jesuítas que vieram para o Brasil.
III.O direito à educação era reservado aos donos de terras e aos senhores de engenho, bem como para as mulheres.
Assinale:
Disciplina:
Pedagogia
" O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova é o resultado dos anseios por reformas educacionais, acreditando que para que haja uma mudança na estrutura de um país, antes é necessário realizar uma mudança no modelo educacional. (...) Desta maneira, o Manifesto representa não apenas uma síntese dos ideais de reconstrução educacional, mas também um impulso à tentativa de avanço sobre novas propostas de educação".
(http://escolanova.net/pages/manifesto.htm)
Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto.
(http://escolanova.net/pages/manifesto.htm)
Assinale a alternativa que melhor corresponde aos objetivos defendidos pelos signatários do Manifesto.
Disciplina:
Pedagogia
“Certas noções, certas práticas e sentimentos que deveriam ser gerais assim para as primeiras como para as classes superiores da sociedade [são instrumentos de fundamentação para a constituição de unidade do império, e ocorrem através da instrução primária]. É essa instrução comum, essa identidade de hábitos intelectuais e morais (...) que constituem a identidade e a nacionalidade."
(GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez,2008, p.36).
Sobre o modelo educacional presente no período do Brasil Império, assinale a afirmativa correta.
(GONDRA, José Gonçalves; SCHUELER, Alessandra. Educação, poder e sociedade no Império Brasileiro. São Paulo: Cortez,2008, p.36).
Sobre o modelo educacional presente no período do Brasil Império, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Linhares - ES
Disciplina:
Pedagogia
[...] Os reformistas da educação Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira.
(SANDER,2007, p.28.)
Sobre o documento do Manifesto dos Pioneiros da Educação, assinale a afirmativa correta.