Filtrar


Questões por página:
Santo Agostinho foi o maior expoente da filosofia medieval cristã em sua primeira fase, identificada como:
mostrar texto associado

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.

A evocação de uma “elevada espiritualidade” feita por Nietzsche condiz com sua valorização do cristianismo.

mostrar texto associado

A partir do fragmento de texto precedente, julgue o item subsequente.

O pensamento cartesiano afirma que o corpo e a alma são coisas distintas, situando as ideias na alma.

As regras não deixam de ser uma forma de controle de toda sociedade. No texto “A punição generalizada” (Vigiar e punir) Foucault afirma: “[...] os reformadores pensam dar ao poder de punir um instrumento econômico, eficaz, generalizável por todo o corpo social, que possa codificar todos os comportamentos e consequentemente reduzir todo o domínio difuso das ilegalidades”. Segundo ainda o autor ‘“a semiótica com que se procura armar o poder de punir repousa sobre regras importantes. Uma delas é que “se à ideia do crime fosse ligada a ideia de uma desvantagem um pouco maior, ele deixaria de ser desejável.‘Para que o castigo produza o efeito que se deve esperar dele, basta que o mal que causa ultrapasse o bem que o culpado retirou do crime’” (Beccaria, apud Foucault,1987). O presente argumento refere-se a seguinte regra:
O panoptismo é uma realidade em nossa sociedade. Michel Foucault (1987) em sua obra “Vigiar e punir” no capítulo III discorre sobre o “Panoptismo”, onde o “[...] princípio da masmorra é invertido; ou antes, de suas três funções – trancar, privar de luz e esconder – só se conserva a primeira e suprimem-se as outras duas. A plena luz e o olhar de um vigia captam melhor que a sombra, que finalmente. A visibilidade é uma armadilha” (p.166). Assinale a alternativa que NÃO apresenta o efeito mais importante do Panóptico.