Filtrar


Questões por página:
O experimento conhecido como “gênio da garrafa” costuma causar grande impacto visual sobre os alunos e pode ser realizado, com segurança, pelo professor no ambiente de sala de aula. O experimento consiste em adicionar um pouco do catalisador permanganato de potássio (KMnO4 ) a uma garrafa contendo certo volume de peróxido de hidrogênio a 30%. No momento em que as substâncias entram em contato, ocorre a liberação de uma intensa fumaça, que parece um “gênio mágico” saindo da garrafa.
Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em
Observe a seguir uma ilustração comumente usada nas aulas de ciências para representar a organização das partículas de uma substância nos diferentes estados físicos.
35.png (288×155)
Em relação a este tema, é correto afirmar que
Para o estudo da fotossíntese, uma professora realizou com a turma o seguinte experimento:
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
33.png (386×325)
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido

“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.

(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.4ª edição. São Paulo: EDUSP,2008)

Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.

O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão

Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.

Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.


( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).

( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.

( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.


As afirmativas são, respectivamente,