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Sobre o experimento descrito, analise as afirmativas a seguir.
I. Trata-se de um exemplo de fenômeno químico – a decomposição de uma substância reagente, formando dois novos produtos. II. O permanganato de potássio atua acelerando a velocidade da reação e desaparece ao final, pois é totalmente consumido durante o processo. III. A fumaça liberada contém moléculas diferentes das moléculas iniciais, embora os elementos químicos tenham se mantido os mesmos.
Está correto o que se afirma em
Em relação a este tema, é correto afirmar que
1. Em dois tubos de ensaio, os alunos adicionaram 20mL de água contendo algumas gotas de solução de NaOH. Em seguida, adicionaram 5 gotas de azul de bromotimol em cada tubo.2. Com um canudo, misturaram a água e o azul de bromotimol. A água dos tubos ficou azul.3. Usando o canudo, um aluno soprou cuidadosamente em cada tubo, até que a água ficasse amarela.4. Colocaram um pequeno ramo de elódea em cada tubo e tamparam os tubos com uma rolha.5. Envolveram totalmente um dos tubos com cartolina preta e colocaram os dois tubos em frente a uma fonte de luz.
A figura a seguir ilustra as etapas do experimento descrito acima.
Transcorridas algumas horas após o início do experimento, deve-se esperar que a água do tubo mantido
“Aulas práticas de laboratório são insubstituíveis no ensino de Ciências, pois permitem que os alunos tenham contato direto com os fenômenos, manipulando as matérias e equipamentos e observando os organismos”.
(KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia.4ª edição. São Paulo: EDUSP,2008)
Sabendo disso, um professor de Ciências realizou o seguinte experimento: inicialmente, instruiu seus alunos a prenderem uma vela acesa em um pires e a colocarem água o bastante no pires, mas de forma que ela não entornasse. A seguir, pediu que eles cobrissem a vela com um copo, como no momento 1 da imagem abaixo:
Os alunos perceberam que, no momento 2, a chama da vela apagou e a água subiu pelo interior do copo até certa altura.
O professor pediu aos alunos que formulassem uma hipótese explicativa para o fenômeno. Das várias proposições feitas, a correta era a que dizia que a água subiu porque a pressão
Durante uma atividade prática, os alunos coletaram diversas amostras de água com o objetivo de verificar seu pH. Após as medições, o valor de pH obtido para a água da chuva causou bastante surpresa, estimulando o grupo a aprofundar-se no conteúdo da aula: ácidos, bases e escala de pH.
Com relação aos temas acima, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O pH da água da chuva é naturalmente ácido, com valor em torno de 5,6. Essa acidez é devida à reação entre a água e o gás carbônico presente na atmosfera que origina, assim, o ácido carbônico (H2CO3).
( ) Chuvas ácidas resultantes da ação antrópica ocorrem apenas em regiões industrializadas, onde a queima de combustíveis por automóveis e indústrias libera óxidos, como o SO2, que reage com a água na atmosfera formando H2SO4.
( ) Em uma aula prática pode-se utilizar o suco de repolho roxo ou o extrato de açaí como indicador de pH. Esses vegetais possuem antocianina, substância que muda de cor em meio ácido ou básico.
As afirmativas são, respectivamente,