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As instituições de Educação Infantil são responsáveis pelos procedimentos de avaliação que devem considerar a aprendizagem e o desenvolvimento dos bebês e das crianças e que, de forma assincrônica, buscam acompanhar a prática pedagógica e realizar a observação do processo de desenvolvimento de cada criança e de todo o grupo quanto às suas conquistas, avanços e possibilidades.

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O trabalho da dança educacional, quando preocupado em deixar fluir dos educandos suas emoções, seus anseios e desejos dos movimentos que não necessariamente envolvam a técnica, permitirá que o sujeito se revele e desperte para o mundo, numa relação consigo e com os outros, de forma inconsciente.
Ao longo da história da educação infantil, um problema foi identificado: a questão da dicotomia que se revelava na ideia de que a creche era o espaço do cuidar e a pré-escola, o lugar de educar. Para combatê-lo, foi prevista legalmente a concepção da educação infantil como etapa inicial da educação básica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela tríade:
A fim de garantir um ambiente de ordem e de harmonia, algumas práticas educativas procuram simplesmente suprimir o movimento, impondo às crianças de diferentes idades, inclusive bebês, rígidas restrições posturais (longo período de espera em filas, ou sentadas, ou ainda dentro dos berços, com possibilidade limitada de movimentos. Tais práticas se fundam na equivocada ideia de que o/a:
Quando a criança brinca, é possível observar a coordenação de suas experiências prévias e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhece, utilizando a ativação da memória, atualiza seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova. Sendo assim, pode-se compreender o brincar como em uma atividade interna da criança, baseada no/na: