Questões de Concurso
Filtrar
45 Questões de concurso encontradas
Página 6 de 9
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
Tendo em vista a rotina e o processo de adaptação das crianças em creches, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A maneira como a família enxerga a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.
( ) No primeiro dia da criança na instituição, a atenção dos profissionais – principalmente o professor, deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez, para que se possa atendê-las de forma individualizada.
( ) A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que a criança usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a qual a criança está acostumada, ajudará neste processo de adaptação.
( ) Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com os profissionais, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.
A sequência está correta em
( ) A maneira como a família enxerga a entrada da criança na instituição de educação infantil tem uma influência marcante nas reações e emoções da criança durante o processo inicial. Acolher os pais com suas dúvidas, angústias e ansiedades, oferecendo apoio e tranquilidade contribui para que a criança também se sinta menos insegura nos primeiros dias na instituição.
( ) No primeiro dia da criança na instituição, a atenção dos profissionais – principalmente o professor, deve estar voltada para ela de maneira especial. Este dia deve ser muito bem planejado para que a criança possa ser bem acolhida. É recomendável receber poucas crianças por vez, para que se possa atendê-las de forma individualizada.
( ) A permanência na instituição de alguns objetos de transição, como a chupeta, a fralda que a criança usa para cheirar, um mordedor, ou mesmo o bico da mamadeira a qual a criança está acostumada, ajudará neste processo de adaptação.
( ) Quando o atendimento é de período integral, é recomendável que se estabeleça um processo gradual de inserção, ampliando o tempo de permanência de maneira que a criança vá se familiarizando aos poucos com os profissionais, com o espaço, com a rotina e com as outras crianças com as quais irá conviver.
A sequência está correta em
Concurso:
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG
Disciplina:
Pedagogia
Para a Educação Infantil, a sala destinada às atividades didáticas e pedagógicas precisa estar organizada de forma a potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Assim, esse espaço:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
Acerca das tarefas da Escola Pública de Tempo Integral, descrita no livro de Paro (1988), “Escola de Tempo Integral: desafio para o ensino público”, considere as seguintes afirmações:
I- Embora a função pedagógico-instrucional seja a instrução sistemática e programada, uma série de determinantes sociais e econômicos acabaram por levar a instituição a desenvolver atividades suplementares a estas, com objetivo de garantir a própria possibilidade de dirimir a violência na sociedade.
II- Sob o ponto de vista da defesa da função pedagógico-instrucional da escola, não há porque voltar-se contra essas funções supletivas, na medida em que elas se constituam, nas condições concretas da rede escolar, em auxiliares ou viabilizadoras da própria função pedagógica.
III- Historicamente, as propostas visando à escola de jornada completa parecem não estar preocupadas com a manutenção do caráter pedagógico-instrucional, como a função por excelência da escola.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
I- Embora a função pedagógico-instrucional seja a instrução sistemática e programada, uma série de determinantes sociais e econômicos acabaram por levar a instituição a desenvolver atividades suplementares a estas, com objetivo de garantir a própria possibilidade de dirimir a violência na sociedade.
II- Sob o ponto de vista da defesa da função pedagógico-instrucional da escola, não há porque voltar-se contra essas funções supletivas, na medida em que elas se constituam, nas condições concretas da rede escolar, em auxiliares ou viabilizadoras da própria função pedagógica.
III- Historicamente, as propostas visando à escola de jornada completa parecem não estar preocupadas com a manutenção do caráter pedagógico-instrucional, como a função por excelência da escola.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Araraquara - SP
Disciplina:
Pedagogia
A rotina das creches e pré-escolas se constitui de atividades organizadas que, de uma maneira ou de outra, lidam com o espaço e o tempo a todo o momento. Desse modo, acerca da organização dos tempos, dos espaços e dos materiais na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA.
Concurso:
Prefeitura de Marilena - PR
Disciplina:
Pedagogia
Localizar-se no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber o tamanho de objetos e a relação disso com seu uso são atividades de matemática referentes ao ensino