Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa correta sobre qual é o modelo de desenho de cargos apregoado pelos engenheiros da administração científica no início do século XX. Taylor, Gantt e Gilbreth, que utilizaram princípios de racionalização do trabalho para projetar cargos, definir métodos padronizados e treinar pessoas para obter a máxima eficiência possível.
Considerando os princípios formulados na visão de Henry Ford sobre as características do trabalhador especializado na produção em massa, assinale a alternativa que indica uma característica não correspondente a tais princípios.

A Teoria Geral da Administração teve sua evolução baseada na resposta aos problemas organizacionais mais relevantes em cada época, quanto a isso é correto afirmar que:


I. No início do século XX, Fayol e Taylor desenvolveram a Teoria Clássica e a Escola da Administração Científica;

II. A Teoria Clássica proposta por Fayol tem ênfase na racionalização do trabalho dos operários e na definição dos princípios administrativos

III. A Organização Racional do Trabalho (ORT) se fundamenta em: estudo dos tempos e movimentos; fragmentação das tarefas e especialização do trabalhador

IV. A Teoria da Burocracia, proposta por Druker Newman, visa estabelecer uma série de normas e procedimentos para a organização, com alta divisão de responsabilidades e nível hierárquico definido

V. A Teoria Neoclássica surgiu em decorrência dos ultrapassados conceitos definidos pela Teoria Clássica

Na abordagem científica da organização do trabalho preconizada por Taylor, destaca-se a variável distintiva

Considerando as informações feitas no trecho de reportagem que segue, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e melhor associada ao que se apresenta no texto.

Desde o boom da internet nos anos 1990, pesquisadores e especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), uma das instituições de ensino e pesquisa mais bem conceituadas do planeta, tentam prever o rumo e o impacto das transformações tecnológicas na vida e no trabalho dos humanos. (...) funções que demandam tarefas repetitivas que pouco ou nada mudam são as mais ameaçadas pela inteligência artificial. “Tudo o que tiver um histórico que permita a criação de padrões é passível de ser substituído por robô”, diz Gabriel Coelho, da Empodere-se.

Pati, Camila. Se você tiver estas habilidades, robôs não vão roubar seu emprego. Revista Exame. São Paulo,25-Ago-17. Disponível em: http://exame.abril.com.br/carreira/se-voce-tiver-estas-habilidades-robos-nao-vao-roubar-seu-emprego/. Acesso em: 25/08/2017.

Esse fenômeno trouxe a preocupação com o futuro do trabalho que pode ser automatizado devido ao alto nível de padronização e de baixa interferência da criatividade humana envolvida e é resultante de um movimento pós Revolução Industrial, que enfatizava a eficiência por meio da divisão e especialização do trabalho, padronização e seriação dos processos produtivos, que ficou conhecido como