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A liderança tem sido um dos temas centrais em importantes pesquisas no campo da psicologia social e do comportamento organizacional há vários anos. Pesquisas recentes, no entanto, revelam a importância da liderança transformacional nos ambientes organizacionais. Diversas características compõem esse modelo de liderança, dentre elas, destacam-se: I- o líder como um agente de mudanças, é seu papel criar uma organização adaptativa, empreendedora e inovadora; II- a capacidade de assumir riscos, os líderes jamais se opõem ao status quo; III- líderes sensíveis às necessidades da equipe de trabalho, em lugar de assumirem um papel ditatorial; IV- a orientação por valores. Cabe às lideranças, a definição de um conjunto central de valores norteadores de comportamento e seu exemplo de forma incongruente; V- a aprendizagem contínua, os líderes tendem a visualizar os fracassos como experiências de aprendizado, mantendo um grande desejo de continuar crescendo e se desenvolvendo. São CORRETAS, apenas, as afirmativas:

Sobre a abordagem das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.


I. O trabalhador não ser comporta como um ser isolado, mas sim como um membro do grupo.

II. É papel da organização, encontrar criar dispositivos para garantir o equilíbrio homeostático.

III. Não há uma maneira perfeita de se organizar.


Está correto o que se afirma em

Questão Anulada
Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens.

Na escola das relações humanas, o conflito era tido como inevitável e, portanto, deveria ser aceito. Diferentemente, a abordagem interacionista das relações humanas busca incentivar os líderes de grupos a manterem um nível mínimo contínuo de conflito de modo a que os grupos permaneçam autocríticos e criativos.
Acerca de teoria geral da administração, relações humanas e gestão de pessoas, julgue os itens.

A escola das relações humanas nasceu a partir das experiências de Elton Mayo. Tais experiências possibilitaram revelar, entre outros aspectos, a importância do grupo sobre o desempenho dos indivíduos, o que possibilitou certas deduções acerca da organização informal. Para Mayo, a organização informal é aquela não formalmente constituída, na qual os indivíduos comercializam produtos e(ou) serviços sem a devida autorização legal.

Com relação à evolução da administração, julgue o item a seguir.


A teoria das relações humanas foi pioneira ao considerar, na administração das organizações, a importância da integração social dos empregados, a importância do conteúdo do cargo para os trabalhadores e a atenção a formas de recompensas não materiais.