Filtrar

Cargo:

Escolaridade:

Ano:

Banca Organizadora:

Instituição:

Modalidade:

Disciplina:

Assunto:

Abordagens da Educação de Surdos - oralismo comunicação total bilinguismo bimodalismo e inclusão

Questões por página:
Analise a definição de um dos eixos que estrutura as fases de organização do currículo de Língua Portuguesa para surdos.
“O principal compromisso é organizar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento em relação ao uso dos textos escritos e à organização social da Língua Portuguesa, assim como a relação entre as duas línguas (Libras e Língua Portuguesa) e os impactos de utilização na comunidade surda.”
Assinale a opção que apresente o eixo descrito acima.
O Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue - Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa, destaca que a escolarização do surdo precisa ser revista na sua política de base, defendendo uma Educação Bilíngue de Surdos.
Com referência às metas da educação bilíngue em que há necessidade do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, assinale a afirmativa correta.
Sobre a necessidade de situar a educação de surdos em uma abordagem bilíngue, analise as afirmativas a seguir.
I. O bilinguismo envolve uma concepção de desenvolvimento, de linguagem e de cultura surda. II. Já que os surdos habitam um espaço majoritariamente ouvinte há necessidade de efetiva inserção bicultural. III. O papel do intérprete no planejamento, no currículo e na avaliação do processo de inclusão educacional, é fundamental.
Está correto o que se afirma em
“A posição bi-cultural é algo que mantém o surdo pelo meio. É como se dissesse: você é um, mas têm que ser dois ao mesmo tempo.”
Em relação a afirmativa acima, o aluno surdo, no âmbito da inclusão escolar,
O bilinguismo para surdos é baseado na proposta do uso da Língua de Sinais como L1 e da Língua Portuguesa (majoritária) na modalidade escrita como L2. No âmbito escolar, muitos educadores aceitam inicialmente a língua de sinais como um fator de mediação para aquisição de conteúdos escolares ou como instrumento de comunicação do universo escolar. Os espaços linguísticos determinados pelo bilinguismo interferem no meio