Filtrar


Questões por página:
No que diz respeito à história da educação dos surdos, julgue o item.

Com o fortalecimento da educação de surdos nos Estados Unidos, Thomas Gallaudet passou a defender o uso do método oralista nas escolas públicas.
Quando incorporados à educação, elementos como “a aquisição da linguagem, a língua enquanto meio e fim das interações, a língua como parte da constituição do sujeito, a língua como parte da comunicação do sujeito, a língua enquanto instrumento formal de ensino da língua nativa e a língua portuguesa como segunda língua” têm permitido o reconhecimento dos direitos linguísticos de surdos e permitem indicar a proposição de uma pedagogia de base:

Imagem associada para resolução da questão

(Fonte: https://aefreixo.pt/comunica/maos-que-falam/. Acesso em 21/09/2022)


As afirmativas a seguir listam procedimentos comunicativos recomendados entre ouvintes e alunos com Deficiência Auditiva (DA), à exceção de uma. Assinale-a.

Na aula de Língua Portuguesa, o professor ouvinte bilíngue estava fazendo a análise linguística da Libras de algumas sentenças, destacadas de um texto, utilizando glosas para sua materialidade e posteriormente trabalhar a organização dos itens lexicais da língua escrita.
Humberto aluno surdo do 9º ano do Ensino Fundamental perguntou ao professor se a forma das frases escritas em glosas representava a Língua Portuguesa escrita.
Assinale a opção que apresenta a materialidade da Língua de Sinais.
Jeferson professor do ensino médio com deficiência auditiva sinalizante, não consegue encontrar em sua cidade, uma instituição que ofereça cursos específicos para formação especializada em ensino bilíngue.
Assinale a opção que apresenta um dos objetivos do desenvolvimento do programas integrados de ensino e pesquisa.