Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
A renovação de espaço para armazenamento denomina-se reforma.
Analisar o sistema de circulação de uma biblioteca universitária é um bom método de avaliação e pode ser feito, por exemplo, através da análise do empréstimo. Nos sistemas de circulação informatizados, os dados podem ser reunidos como um subproduto contínuo do funcionamento do sistema. Os registros que representem a totalidade dos empréstimos são processados por meio de programa de computador, a fim de produzir dados sobre distribuição dos assuntos na circulação, identificar os títulos mais utilizados e assim por diante. Esse método avaliativo, antes da chegada da informatização dos serviços, era feito por meio de:

A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue o item a seguir.


No marketing da informação, a informação é tida como um objeto que agrega valor aos produtos e serviços ofertados, de modo que o valor agregado será influenciado pelos processos de gestão da informação, como a coleta, o tratamento e a disseminação. Em bibliotecas, um produto que contém uma informação considerada importante para os usuários será mais procurado.

A respeito da organização e administração de bibliotecas, julgue o item a seguir.


Organização e administração de bibliotecas são processos administrativos, ou seja, são um conjunto de funções que se sucedem sistematicamente a partir das ações de planejamento, organização, controle e direção.

Em relação ao marketing da informação, analise as afirmativas a seguir. I. O marketing de informação pressupõe o interesse em compreender as necessidades, as preferências e os padrões de comportamento para se informar da audiência-alvo, com o intuito de oferecer produtos e serviços de informação que os usuários demandam. II. Marketing de informação é um processo gerencial que contribui para a garantia do futuro da biblioteca como atividade inovadora e criativa, envolvendo o planejamento, a execução e o controle da concepção, da determinação de preço e da promoção e distribuição de ideias, produtos e serviços de informação. III. O marketing da informação sugere que a tarefa da biblioteca não é apenas prover necessidades de informação momentâneas, mas também inovar com a oferta de produtos e serviços de informação capazes de atender aos interesses da clientela no futuro. Está correto o que se afirma em