Filtrar


Questões por página:
A complexidade das unidades de informação impõe ao bibliotecário gestor a compreensão de funções gerenciais interdependentes e necessárias para que a unidade subsista, cumprindo objetivos e conquistando metas planejadas. Nesse contexto, a função gerencial de planejamento numa unidade de informação implica:

As atividades:

• Palestras de recepção de novos alunos, apresentando a biblioteca e seu regulamento, acervo, espaço físico e catálogos,

• Exposições e campanhas de preservação dos materiais bibliográficos,

• Apresentação das bases de dados e de fontes de informação acadêmicas,

• Orientação para normalização de trabalhos acadêmicos

referem-se a

Considere os dois agrupamentos abaixo, que se referem a procedimentos que o bibliotecário pode executar como gestor de pessoas e suas características.


I. Agregar pessoas.

II. Aplicar pessoas.

III. Desenvolver pessoas.

IV. Manter pessoas.

V. Recompensar pessoas.

VI. Monitorar pessoas.


a. Incentivar e contribuir para a formação do profissional e assim buscar constituir equipes dinâmicas e motivadas.

b. Valorizar o capital intelectual por meio de investimento em educação continuada.

c. Por meio de estudo das necessidades e tarefas desenvolvidas na Unidade de informação, estabelecer os perfis necessários e atribuições a cada atividade.

d. Oferecer treinamento e proporcionar uma administração horizontal que encoraje a participação dos indivíduos.

e. Avaliar o desempenho individual a partir de um plano traçado junto com os colaboradores da Unidade de Informação.

f. Reconhecer o trabalho desenvolvido.


A correta correlação entre os dois agrupamentos é:

As competências essenciais para o gestor exercer suas funções são conhecimento,
Trata(m)-se de função(ões) de tomada de decisão no planejamento e na elaboração de políticas para biblioteca: