Filtrar


Questões por página:
A delegação de tarefas é uma das principais características de um bom gestor, sendo um exercício de treinamento e de conhecimento. A delegação de tarefas por um enfermeiro à sua equipe deverá ser realizada sob determinadas condições certas e cumprindo determinados critérios.
De acordo com os 5 “certos” da delegação, o enfermeiro só NÃO levará em conta a(o)
Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.
Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação
Segundo Pichon-Rivièree, que foi um estudioso do processo grupal, um grupo torna-se equipe quando

No gerenciamento de custos dos serviços de enfermagem, o enfermeiro deve

I. Implantar medidas que melhorem o desempenho do seu serviço, redefinindo prioridades, racionalizando recursos e acompanhando a produtividade.

II. Controlar os custos e tomar decisões que visam a eficiente racionalização de recursos disponíveis e limitados, objetivando alcançar resultados coerentes com as necessidades de saúde da clientela e com as finalidades institucionais.

III. Considerar não somente os gastos e o cálculo de custos, mas também a motivação das pessoas que efetuam os gastos em seus locais de trabalho, como uma estratégia de contenção de custos.

IV. Ter como meta, saber onde há possibilidade de cortar passos dos processos de atendimento ou dos procedimentos que não agregam qualidade, mas gastos, ou ainda, buscar modificações inserindo novas tecnologias que possibilitem a contenção de custos.

É correto o que se afirma em

Ao dimensionar o quadro de profissionais de enfermagem em uma unidade de saúde que presta assistência mínima ou autocuidado, deve-se respeitar a Resolução COFEN nº 293/2004. De acordo com essa legislação, considera-se como horas de enfermagem, por leito, nas 24 (vinte e quatro) horas: