Questões de Concurso
Filtrar
143 Questões de concurso encontradas
Página 25 de 29
Questões por página:
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
A expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se constituído a partir de reduzidos fluxos migratórios em direção às pequenas e médias cidades dessas regiões e de poucos conflitos no campo, uma vez que a mecanização excessiva das atividades agrárias gera poucos empregos tanto no campo quanto na cidade.
Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue (C ou E) o item a seguir.
No Brasil, o setor sucroalcooleiro, além da produção de açúcar e álcool, tem intensificado a geração de energia a partir da queima da biomassa da cana, o que representa uma alternativa ao tradicional modelo de energia hidrelétrica.
Considere o mapa apresentado abaixo.
A principal característica da região destacada no mapa é a diversidade agropecuária. Ali se desenvolveu o principal polo agrícola da Bahia com destaque, principalmente, para dois produtos de grande importância econômica. São eles:
"Desde o Período Colonial, um dos pilares da economia brasileira é a agropecuária. Atualmente, o Brasil está entre os cinco maiores exportadores de alimentos. Mesmo com a crise mundial iniciada em 2008 esse setor foi pouco afetado”.
Com base nas informações e nos conhecimentos sobre a agropecuária do país, é correto afirmar:
A mundialização não diz respeito apenas às atividades dos grupos empresariais e aos fluxos comerciais que elas provocam. Inclui também a globalização financeira, que não pode ser abstraída da lista das forças às quais deve ser imposta a adaptação dos mais fracos e desguarnecidos.
François Chesnais. A mundialização do capital.São Paulo: Xamã, 1996 (com adaptações).
Tendo como referência inicial o fragmento de texto apresentado, julgue (C ou E) o item subsequente.
A agricultura moderna brasileira elabora usos e apropriações da terra com reduzida demanda de recursos hídricos e maximização da fragmentação do território nacional.