Questões de Concurso
Filtrar
133 Questões de concurso encontradas
Página 10 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
“Partindo-se de uma concepção de linguagem como interação, a oralidade e a escrita apresentam-se, primordialmente, como ferramentas para a inserção social.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.
I.Admite-se, hoje, que há uma dicotomia entre oralidade e escrita, do ponto de vista das práticas sociais.
II.A tendência de considerar a escrita como representação da fala considera as especificidades de cada uma dessas modalidades.
III.Os estudos contemporâneos sobre o letramento consideram que a oralidade e a escrita integram um contínuo de modalidades que se inter-relacionam e se influenciam mutuamente nas práticas de linguagem.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
I.Admite-se, hoje, que há uma dicotomia entre oralidade e escrita, do ponto de vista das práticas sociais.
II.A tendência de considerar a escrita como representação da fala considera as especificidades de cada uma dessas modalidades.
III.Os estudos contemporâneos sobre o letramento consideram que a oralidade e a escrita integram um contínuo de modalidades que se inter-relacionam e se influenciam mutuamente nas práticas de linguagem.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o processo de letramento analise as assertivas a seguir:
I- O letramento é o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas de seu uso nos mais diversos contextos sociais.
Nesse sentido,
II- Um indivíduo letrado é capaz de se informar por meio de jornais, interagir, seguir receitas, criar discursos, interpretar textos, dentre outras coisas.
Sobre as assertivas, é CORRETO afirmar que:
Disciplina:
Pedagogia
O processo de alfabetização é diferente do processo de letramento, porque:
Concurso:
Prefeitura Municipal de São José - SC
Disciplina:
Pedagogia
É de comum acordo entre os estudiosos do tema que o trabalho com os gêneros textuais na sala de aula é primordial para o incentivo e desenvolvimento da leitura e escrita.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando essa afirmativa.
( ) Desde que não concebamos os gêneros como modelos estanques nem como estruturas rígidas, mas como formas culturais e cognitivas de ação social corporificadas na linguagem, somos levados a ver os gêneros como entidades, cujos limites e demarcação se tornam fluidos.
( ) Toda manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero. Assim, a centralidade da noção de gênero textual está no trato sociointerativo da produção linguística.
( ) O texto é o resultado de uma ação linguística e suas fronteiras são indeterminadas, já que está cercado pelo mundo em que ele está inserido.
( ) Os problemas ortográficos ou sintáticos atrapalham a compreensão se o texto estiver inserido numa cultura e circular entre indivíduos que a dominam. A textualidade também depende de regras sintáticas ou ortográficas, além das condições cognitivas e discursivas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando essa afirmativa.
( ) Desde que não concebamos os gêneros como modelos estanques nem como estruturas rígidas, mas como formas culturais e cognitivas de ação social corporificadas na linguagem, somos levados a ver os gêneros como entidades, cujos limites e demarcação se tornam fluidos.
( ) Toda manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero. Assim, a centralidade da noção de gênero textual está no trato sociointerativo da produção linguística.
( ) O texto é o resultado de uma ação linguística e suas fronteiras são indeterminadas, já que está cercado pelo mundo em que ele está inserido.
( ) Os problemas ortográficos ou sintáticos atrapalham a compreensão se o texto estiver inserido numa cultura e circular entre indivíduos que a dominam. A textualidade também depende de regras sintáticas ou ortográficas, além das condições cognitivas e discursivas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - S
Disciplina:
Pedagogia
Em uma escola de Ensino Fundamental, um grupo de educadores debatiam sobre o processo de aquisição da escrita e da leitura pelas crianças. O professor Manolito salientou que a língua possibilita a interação entre as pessoas no contexto social em que vivem, sua função é, pois, sociointerativa. Essa função se concretiza por meio de textos. Pensando nisso, o grupo de educadores organizou uma sequência didática para trabalhar com diferentes tipologias textuais com as crianças, pois sabem a importância do trabalho com textos para o processo de desenvolvimento da escrita e da leitura delas. Acerca deste relato, podemos afirmar que o trabalho com diferentes tipos de textos, está relacionado: