Filtrar


Questões por página:
Em se tratando de alfabetização e letramento, Lerner (2002) afirma que “Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores”, e complementa: “Agora, para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental
Frade, Araújo e Glória (2018, p.63) afirmam que a “multimodalidade é entendida como o uso de variados modos de representação que se articulam para a construção do sentido do texto”. Para as autoras, como esse conceito de multimodalidade se relaciona com o advento da cultura digital e os desafios da alfabetização?
Dentre os eixos que propõem Sasseron e Carvalho (2011) a respeito da alfabetização científica, está a compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática. Esse eixo, no âmbito do ensino de ciências nos anos iniciais do Fundamental, deve ser trabalhado de modo a
A entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita; e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita (adaptado de SOARES,2004). Como se denominam esses dois processos, respectivamente?
Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL,2019), é correto afirmar que se trata de