Filtrar


Questões por página:
Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL,2019), é correto afirmar que se trata de
Para Soares (2004), a “desinvenção da alfabetização” denomina a
Ao refletir sobre os contextos e condições de usos da oralidade e da escrita na sociedade, o sujeito docente é direcionado à práticas pedagógicas de letramento que são desenvolvidas no âmbito escolar. A seguir, analise as assertivas e assinale a alternativa correta concernente às práticas de letramento mais comuns no espaço escolar:
I) Os letramentos múltiplos são entendidos como uma ampliação da noção de letramento, envolvendo outras linguagens para além da escrita, nos campos da imagem, do som, das cores, do design etc, que surgem a partir das novas práticas comunicativas possibilitadas pelas TICs.
II) Os letramentos multissemióticos são aqueles que compreendem tanto as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus agentes (professores, alunos e comunidade escolar), ou seja, os letramentos vernaculares, como as práticas de leitura e de escrita valorizadas, universais e institucionais, ou seja, os letramentos dominantes.
III) Os letramentos críticos e protagonistas dizem respeito às práticas sociais de leitura e de escrita estão situadas em contextos sócio-históricos, os quais envolvem determinados valores políticos, éticos e culturais que devem ser levados em conta de forma crítica e participativa quando se produzem sentidos a partir dessas práticas de leitura e de escrita.

Estão CORRETAS:
Intimamente relacionado aos conceitos de Alfabetização e Letramento, o termo analfabeto funcional define:
Ferreiro e Teberosky, psicolinguistas argentinas, iniciaram em 1974 uma investigação e demonstraram que “a criança, já antes de chegar à escola, tem ideias e faz hipóteses sobre o código escrito, descrevendo os estágios linguísticos que percorre até a aquisição da leitura e da escrita”. Acerca do nível alfabético e suas características descritas pelas estudiosas, é correto afirmar que a criança