Filtrar


Questões por página:
É habitual pensar sobre a área de língua portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de primeiras letras, hoje alfabetização; e o segundo, o estudo da língua propriamente dita. Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético da escrita e algumas convenções ortográficas do português – o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio metafórico foguete. Esse segundo estágio se desenvolveria em duas linhas básicas: os exercícios de redação e os treinos ortográficos gramaticais. Considerando a metáfora do foguete na perspectiva do letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino e a aprendizagem das primeiras letras esclarecem o objetivo dos sinais escritos no papel, para que os alunos os identifiquem e os utilizem; é interessante que esse processo seja desvinculado dos usos da leitura e da escrita que o aluno traz de seu próprio contexto. II. A intimidade com diferentes tipos de textos nasce da possibilidade concreta de utilizá-los em diversos momentos da vida escolar e social. Não basta saber classificar textos – isso é uma narrativa, isso é um poema, aquilo é uma receita; mas sim entendê-los, compreender como e por que são produzidos, e mais tarde ser capaz de escrevê-los. III. A alfabetização e o letramento são iniciados a partir do processo de escolarização, que permite a imersão do sujeito na cultura letrada. Ambos são processos constituintes do ser humano conhecer e usar a língua para, então, conhecer a si mesmo e ao mundo ao seu redor. IV. Alfabetização pode ser considerada como o momento em que se aprende a ler e a escrever, ou seja, a se soltar da Terra. O letramento, por sua vez, junto com a alfabetização, seria o momento em que aprende a utilizar a leitura e a escrita para interpretar o mundo, navegar no espaço. Isso só acontece se a alfabetização e o letramento são acoplados no mesmo foguete, que navega pela escola e fora dela.
Está correto o que se afirma em
Veja a carta que Antônio, de 5 anos de idade, escreveu para sua mãe e que a professora elogiou muito.

EU TI MO MTO MAMI

EU CSTO MUTO VSE MAMI

(eu te amo muito mami, eu gosto muito de você mami)

A escrita produzida por Antônio revela a concepção de que escrever é
A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar
Na escola, crianças de seis anos de idade, com experiências distintas em relação ao contato com materiais escritos e à interação com pessoas alfabetizadas, devem ser agrupadas em

Leia o fragmento a seguir.

Patrícia, professora do 1º ano do Ensino Fundamental, observava a escrita de seu aluno para as palavras: ESTOJO - CADERNO - LÁPIS:

Imagem associada para resolução da questão


A professora comenta com sua coordenadora que seu aluno apresenta uma escrita silábica, uma das etapas do processo de letramento.


As opções a seguir apresentam características da concepção piagetiana sobre o erro no processo de aprendizagem, à exceção de uma. Assinale-a.