Filtrar


Questões por página:
Em uma determinada escola de ensino fundamental, um garoto de 6 anos de idade está aprendendo a escrever. A professora pediu a ele que escrevesse a palavra “menino”, e ele escreveu UOA; ela pediu que escrevesse a palavra “caderno”, e ele escreveu VCU; ela pediu que escrevesse a palavra “borboleta”, e ele escreveu UUIQ.
Analisando a escrita desta criança e suas hipóteses, com base no documento A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos, é correto afirmar que se trata de uma escrita
Segundo Passini (2012), no processo de alfabetização cartográfica durante o Ensino Fundamental, atividades que possibilitem ao aluno colocar-se na perspectiva do outro em relação aos objetos e fatos auxiliam a desenvolver
Ao longo do tempo, a leitura tem sido conceituada de modos diversos. Os conceitos de leitura variam como variam os conceitos da escrita e, nestas variações, constitui fator importante a perspectiva em que a escrita é colocada em relação à língua falada. O estudo referente às várias conceituações de leitura e escrita revela que elas são propostas por alguns pesquisadores em estreita conexão com a língua falada, ao passo que outros apresentam a leitura como processo ideovisual em que o leitor, diante da escrita em sua especificidade, desempenha papel relevante. Ao tratarmos das concepções de leitura que são importantes para as práticas pedagógicas no processo de alfabetização, assinale a afirmativa INCORRETA.
As reflexões sobre construtivismo e o trabalho pedagógico na alfabetização envolvem a análise de múltiplos aspectos dessa teoria, relevantes para o ensino e para o aprendizado. As concepções epistemológicas diferenciam-se, basicamente, pela ênfase que atribuem aos componentes do ato cognitivo – ao sujeito, ao objeto ou à própria interação entre eles. As concepções apriorista e empirista focalizam o conhecimento e o desenvolvimento da inteligência com ênfase, respectivamente, nos fatores internos ou nos fatores externos ao indivíduo, ao passo que a teoria operatória da inteligência, proposta por Piaget, acentua as próprias iterações do indivíduo com o meio físico e social. Do ponto de vista pedagógico, o construtivismo no processo de alfabetização pressupõe que:
I. As situações didáticas propostas para a interação das crianças com a escrita podem ser adequadas para todas as crianças, sendo prudente esperar a mesma resposta por parte de todos os alunos. II. Os diálogos são indispensáveis para que haja troca de informações entre professores e alunos e o desenvolvimento de reflexões neste processo ocorra. III. As diferenças entre os alunos podem dificultar o trabalho pedagógico, pois nem sempre as interações entre pares constituem fator favorável ao aprendizado. IV. Quem ensina necessita ultrapassar os conhecimentos do senso comum para interpretar as exigências que as diferentes respostas dos alunos propõem ao ensino, quando eles dispõem de oportunidades de dizer o que estão pensando.
Está correto o que se afirma em
É habitual pensar sobre a área de língua portuguesa como se ela fosse um foguete de dois estágios: o primeiro para se soltar da Terra e o segundo para navegar no espaço. O primeiro seria o que já se chamou de primeiras letras, hoje alfabetização; e o segundo, o estudo da língua propriamente dita. Durante o primeiro estágio, previsto para durar em geral um ano, o professor deveria ensinar o sistema alfabético da escrita e algumas convenções ortográficas do português – o que garantiria ao aluno a possibilidade de ler e escrever por si mesmo, condição para poder disparar o segundo estágio metafórico foguete. Esse segundo estágio se desenvolveria em duas linhas básicas: os exercícios de redação e os treinos ortográficos gramaticais. Considerando a metáfora do foguete na perspectiva do letramento, analise as afirmativas a seguir.
I. O ensino e a aprendizagem das primeiras letras esclarecem o objetivo dos sinais escritos no papel, para que os alunos os identifiquem e os utilizem; é interessante que esse processo seja desvinculado dos usos da leitura e da escrita que o aluno traz de seu próprio contexto. II. A intimidade com diferentes tipos de textos nasce da possibilidade concreta de utilizá-los em diversos momentos da vida escolar e social. Não basta saber classificar textos – isso é uma narrativa, isso é um poema, aquilo é uma receita; mas sim entendê-los, compreender como e por que são produzidos, e mais tarde ser capaz de escrevê-los. III. A alfabetização e o letramento são iniciados a partir do processo de escolarização, que permite a imersão do sujeito na cultura letrada. Ambos são processos constituintes do ser humano conhecer e usar a língua para, então, conhecer a si mesmo e ao mundo ao seu redor. IV. Alfabetização pode ser considerada como o momento em que se aprende a ler e a escrever, ou seja, a se soltar da Terra. O letramento, por sua vez, junto com a alfabetização, seria o momento em que aprende a utilizar a leitura e a escrita para interpretar o mundo, navegar no espaço. Isso só acontece se a alfabetização e o letramento são acoplados no mesmo foguete, que navega pela escola e fora dela.
Está correto o que se afirma em