Filtrar


Questões por página:
Assinale a alternativa incorreta. A humanidade levou milênios para estabelecer a relação entre um grafismo e um som. Durante esse período, a representação gráfica deixou de ser motivada pelos objetos e ocorreu um deslocamento da representação do significado das palavras para a representação convencional de sons dessas palavras. No alfabeto ugarítico, por exemplo, as consoantes, mais salientes sonoramente e em maior número, foram isoladas primeiro. Pesquisas sobre a construção da língua escrita pela criança mostram que, nesse processo, é preciso:
Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:

Analise o trecho e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:


O Eixo da Análise Linguística/Semiótica envolve os procedimentos e estratégias (meta) cognitivas de análise e avaliação consciente, durante os processos de leitura e de produção de textos (orais, escritos e multissemióticos), das _____ dos textos, responsáveis por seus efeitos de sentido, seja no que se refere às formas de composição dos textos, determinadas pelos gêneros (orais, escritos e multissemióticos) e pela situação de produção, seja no que se refere aos estilos adotados nos textos, com forte impacto nos efeitos de _____. Assim, no que diz respeito à linguagem verbal oral e escrita, as formas de composição dos textos dizem respeito à coesão, coerência e organização da _____ temática dos textos, influenciadas pela organização típica (forma de composição) do gênero em questão.

A demanda cognitiva das atividades de leitura deve aumentar progressivamente desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. Esta complexidade se expressa pela articulação, exceto:
Emilia Ferreiro esquematiza algumas propostas fundamentais sobre o processo de alfabetização inicial, como:
I. restituir a língua escrita seu caráter de objeto social. II. desde o início (após a pré-escola), é aceito que todos na escola podem produzir e interpretar escritas, cada qual em seu nível. III. não se pode imediatamente, ocorrer correção gráfica nem correção ortográfica. IV. não se supervaloriza a criança, supondo que de imediato compreendera a relação entre a escrita e a linguagem.
É correto o que se apresenta em