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No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.


O segundo período da história da alfabetização, compreendido entre os séculos XVI e XVIII, teve como método de ensino expoente o uso de cartilhas, amplamente utilizadas no contexto brasileiro desde o período da colonização portuguesa.

Na educação infantil, a mediação literária requer atenção à especificidade das crianças pequenas e ao impacto das práticas de leitura. Acerca do assunto, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

(__) A memória emocional e linguística da criança é nutrida por experiências leitoras diversificadas e acolhedoras.
(__) Obras literárias complexas e desafiadoras devem ser evitadas, pois as crianças não têm capacidade de reconstruir contextos de leitura por si mesmas.
(__) O respeito ao universo infantil exige que a seleção de textos e objetos de leitura seja baseada estritamente na faixa etária da criança.
(__) As práticas de leitura literária devem oferecer vivências que contrastem com o pragmatismo e o utilitarismo frequentemente impostos às crianças.

A sequência está correta em:
Na Escola Municipal João da Silva, durante uma reunião pedagógica, surgiu a discussão sobre a importância do letramento digital no desenvolvimento das habilidades necessárias para o século XXI.

Considerando o contexto escolar do Ensino Fundamental e as discussões sobre letramento digital, assinale a opção que indica o foco principal para promover um letramento digital efetivo entre os alunos.
Leia o trecho a seguir.

Pelo conhecimento da história dos métodos de alfabetização, podemos compreender os estágios pelos quais passou esse processo paralelamente às transformações econômicas, sociais, políticas e educacionais.
Fonte: MENDONÇA, Onaide. Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização. Caderno de formação, vol.2, São Paulo. Cultura Acadêmica,2011, p.23.


Sobre os marcos históricos da alfabetização no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante as primeiras décadas da República, especificamente entre os pensadores da Escola Nova, a alfabetização e a democratização do acesso à educação tornaram-se elementos centrais do discurso de modernização do país.

II. Durante o Estado Novo foi implementado um sistema educacional descentralizado com o objetivo de promover a alfabetização, valorizando as especificidades regionais para educar a população nacional.

III. Na primeira década do século XXI, foi implementado o Programa Brasil Alfabetizado, uma iniciativa nacional com o objetivo de universalizar a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais.


Está correto o que se afirma em
Leia o trecho a seguir.

Alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante.
Documento oficial Base Nacional Comum Curricular, p.90. (Adaptado).

A respeito da importância da consciência fonológica na alfabetização, assinale a afirmativa correta.