Filtrar


Questões por página:
Leia o trecho a seguir.

As mudanças necessárias para enfrentar sobre bases novas a alfabetização inicial não se resolvem com um novo método de ensino, nem com novos testes de prontidão, nem com novos materiais didáticos. É preciso mudar os pontos por onde nós fazemos passar o eixo central das nossas discussões.
Adaptado de: FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização, São Paulo: Cortez Editora,2013, p.41.

As afirmativas a seguir descrevem corretamente a interpretação da escrita inicial de acordo com a psicogênese da escrita, à exceção de uma. Assinale-a.
Nos dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), João Pessoa - Paraíba, por exemplo, obteve um percentual, na variável taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, de 7,6%, sendo a região metropolitana com a maior taxa de analfabetismo. Neste cenário, os processos de alfabetização, tradicionalmente, numa perspectiva pedagógica, têm sido expostos como uma questão de método. A preocupação dos educadores, de acordo com Ferreiro e Teberosky (1985), “tem-se voltado para a busca do 'melhor' ou 'mais eficaz' deles, levantando-se, assim, uma polêmica em torno dos tipos fundamentais: métodos sintéticos e métodos analíticos” (p.18).
Sobre o método sintético assinale a alternativa CORRETA:
Segundo Cagliari (1998, p.201), “alguns professores consideram que as crianças que iniciam sua alfabetização não conseguem lidar bem com textos e, por isso, eles dão, em sala de aula, apenas palavras e frases isoladas”. Para o referido autor, essa prática pedagógica dos professores pode ser considerada:
O Programa Alfabetização na Idade Certa, implantado em 2007 pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação do Estado, tem como principal objetivo a alfabetização de(das)
O domínio da linguagem oral e escrita é imprescindível para a inserção social do indivíduo, pois é por meio dele que o(os)(as)