Filtrar


Questões por página:
A concepção interacionista, aplicada aos procedimentos de ensino, utilizam estratégias como:
Considerando as competências e habilidades previstas para o componente curricular história no Currículo de Pernambuco para os ensinos fundamental e médio e para a área de ciências humanas e sociais aplicadas no ensino médio, julgue o item subsequente.
As competências e habilidades propostas para os anos iniciais do ensino fundamental se apresentam como um desafio, visto que têm como demanda a formação de um sujeito social logo no início do processo de escolarização.
Conforme Soares (2003) “aprender a ler e a escrever e, além disso, fazer uso da leitura e da escrita transformam o indivíduo, levam o indivíduo a um outro estado ou condição sob vários aspectos: social, cultural, cognitivo, linguístico, entre outros”. Nesse contexto, podemos afirmar que, o sujeito letrado:
I. Manipula códigos escritos e não domina a compreensão do sistema de escrita. II. Domina a língua no seu cotidiano, nos mais distintos contextos. III. Utiliza a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. IV. Decodifica os textos ou palavras de modo integrado a métodos específicos.
Está correto o que se afirma na alternativa:

Julgue o item subsequente.


Para alfabetizar letrando, não é necessário reconhecer que a escrita alfabética é em si um sistema notacional, mas sim saber a quantidade correta de letras e, consequentemente, o som de cada uma.

Julgue o item subsequente.


A apropriação do sistema de escrita alfabética comporta especificidades que demandam do professor a capacidade de entender que a aprendizagem da leitura e da escrita se faz apenas quando o aluno reconhece as relações entre fonemas e grafemas, através de leituras silabadas.