Filtrar


Questões por página:
Dentre as diferentes tarefas dos educadores na atualidade, destaca-se a de “contribuir para que os sujeitos participantes do processo educativo desenvolvam a capacidade de ler – a palavra e o mundo – como instrumento de intervenção e participação social” (BAGNO et al.,2007, p.62). Sendo assim, não é suficiente ensinar a codificar e a decodificar, mas envolver os estudantes em práticas de letramento que são:
Para Gagliari (2006, p.203), o método de alfabetização que “propicia ao aluno aprender letra por letra ou sílaba por sílaba, cria um contexto no qual a linguagem não faz sentido”. Sendo assim, é melhor que o professor use:
A erradicação do analfabetismo é um dos grandes desafios da educação brasileira. Por isso, tornou-se uma das diretrizes do:

A maioria das atividades na alfabetização deve ter caráter lúdico, que sem impor regras rígidas, permite atingir o objetivo maior: que as crianças se tornem crianças leitoras. O professor deve ter em mente a importância de atividades bem elaboradas no período da alfabetização. Sendo assim, as atividades devem ser trabalhadas obedecendo aos seguintes aspectos:


I- Destacar a necessidade de cada educando;

II- Criar textos inspirados em crônicas, poemas, cartas e histórias em quadrinhos;

III- O professor deve estar atento às atividades propostas nas diversas áreas;

IV- Criar músicas (letra e melodia) inspirando-se em diversos assuntos;

V- O professor precisa ter conhecimento e habilidades necessárias para perceber o desenvolvimento de cada educando.


Dos itens acima:


O letramento permite aos sujeitos adquirirem um novo estado ou condição resultante das mudanças nos aspectos linguísticos, cognitivos, sociais e políticos. Assim, os procedimentos metodológicos utilizados pelo professor deverão: