Questões de Concurso
Filtrar
280 Questões de concurso encontradas
Página 43 de 56
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
A entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita; e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita (adaptado de SOARES,2004). Como se denominam esses dois processos, respectivamente?
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a literacia familiar, conforme apresentada no Plano Nacional de Alfabetização (BRASIL,2019), é correto afirmar que se trata de
Disciplina:
Pedagogia
Para Soares (2004), a “desinvenção da alfabetização” denomina a
Disciplina:
Pedagogia
Ao refletir sobre os contextos e condições de usos da oralidade e da escrita na sociedade, o sujeito docente é direcionado à práticas pedagógicas de letramento que são desenvolvidas no âmbito escolar. A seguir, analise as assertivas e assinale a alternativa correta concernente às práticas de letramento mais comuns no espaço escolar:
I) Os letramentos múltiplos são entendidos como uma ampliação da noção de letramento, envolvendo outras linguagens para além da escrita, nos campos da imagem, do som, das cores, do design etc, que surgem a partir das novas práticas comunicativas possibilitadas pelas TICs.
II) Os letramentos multissemióticos são aqueles que compreendem tanto as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus agentes (professores, alunos e comunidade escolar), ou seja, os letramentos vernaculares, como as práticas de leitura e de escrita valorizadas, universais e institucionais, ou seja, os letramentos dominantes.
III) Os letramentos críticos e protagonistas dizem respeito às práticas sociais de leitura e de escrita estão situadas em contextos sócio-históricos, os quais envolvem determinados valores políticos, éticos e culturais que devem ser levados em conta de forma crítica e participativa quando se produzem sentidos a partir dessas práticas de leitura e de escrita.
Estão CORRETAS:
I) Os letramentos múltiplos são entendidos como uma ampliação da noção de letramento, envolvendo outras linguagens para além da escrita, nos campos da imagem, do som, das cores, do design etc, que surgem a partir das novas práticas comunicativas possibilitadas pelas TICs.
II) Os letramentos multissemióticos são aqueles que compreendem tanto as práticas sociais de leitura e de escrita das culturas locais de seus agentes (professores, alunos e comunidade escolar), ou seja, os letramentos vernaculares, como as práticas de leitura e de escrita valorizadas, universais e institucionais, ou seja, os letramentos dominantes.
III) Os letramentos críticos e protagonistas dizem respeito às práticas sociais de leitura e de escrita estão situadas em contextos sócio-históricos, os quais envolvem determinados valores políticos, éticos e culturais que devem ser levados em conta de forma crítica e participativa quando se produzem sentidos a partir dessas práticas de leitura e de escrita.
Estão CORRETAS:
Disciplina:
Pedagogia
Intimamente relacionado aos conceitos de Alfabetização e Letramento, o termo analfabeto funcional define: