Filtrar


Questões por página:
Segundo Magda Soares (2003) a visão construtivista de alfabetização trouxe diferentes e importantes contribuições para esse campo. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) Nessa visão a criança deixa de ser vista como um agente regulado e dependente dos estímulos externos e passa a ser considerada como um sujeito ativo capaz de progressivamente reconstruir o sistema de escrita e sua representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais. ( ) A melhor forma de ensinar uma criança a ler e escrever é ajudá-la a desenvolver a sua consciência fonológica, isto é, auxiliá-la na análise da relação entre letras (ou grafemas) e sons (fonemas da língua). ( ) O erro na visão construtivista passa a ser interpretado não como algo ruim para alfabetização, mas como uma pista para o professor compreender como seu aluno está se apropriando desse conhecimento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
mostrar texto associado
Estão corretas as afirmativas:
Indicar a literatura clássica e contemporânea para crianças de acordo com a faixa etária, interesses dos alunos e objetivos curriculares estabelecidos é um pré-requisito para integrar a alfabetização, literatura e outros conteúdos. Considerando as afirmativas abaixo, assinale a alternativa correta que corresponde ao pré- requisito existente.
Adaptação da metodologia é fundamental no processo de solução dos problemas encontrados nas dificuldades específicas dos alunos em processo de alfabetização. Nesse contexto, é correto afirmar também que é necessário:
O professor alfabetizador é um membro responsável da equipe escolar, procura o desenvolvimento profissional, fortalece as relações de colaboração com colegas, para melhor implementar os objetivos curriculares da escola e das diretrizes do sistema. Assinale alternativa que NÃO corresponda às características do professor alfabetizador.