Questões de Concurso
Filtrar
133 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 27
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Município de Cachoeira dos Índios - PB
Disciplina:
Pedagogia
Sobre o processo de alfabetização e letramento, assinale:
(1) Alfabetização. (2) Letramento.
( ) É o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usálo para se comunicar com a sociedade. ( ) É o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ( ) É o sujeito que sabe ler e escrever. ( ) É saber usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. ( )Organiza discurso, interpretação e compreensão de textos e reflexão. ( ) Codifica e decodifica a escrita e os números. ( ) É o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
A sequência CORRETA é:
(1) Alfabetização. (2) Letramento.
( ) É o processo de ensino e aprendizagem de um sistema linguístico e da forma como usálo para se comunicar com a sociedade. ( ) É o desenvolvimento do uso competente da leitura e escrita nas práticas sociais. ( ) É o sujeito que sabe ler e escrever. ( ) É saber usar a leitura e a escrita de acordo com as demandas sociais. ( )Organiza discurso, interpretação e compreensão de textos e reflexão. ( ) Codifica e decodifica a escrita e os números. ( ) É o estado que um indivíduo ou grupo social alcança depois de se familiarizar com a escrita e a leitura, possuindo uma maior experiência para desenvolver as práticas do seu uso nos mais diversos contextos sociais.
A sequência CORRETA é:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
As necessidades das crianças de 0 a 6 anos são:
I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.
II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.
III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Crianças de 0 a 1 ano necessitam: - proteção para perigos físicos; - cuidados de saúde adequada; - adultos com os quais desenvolvem apego; - adultos que entendam e respondam a seus sinais; - coisas para olhar, tocar, escutar, cheirar e provar; - oportunidades para explorar o mundo; - estimulação adequada para o desenvolvimento da linguagem.
II. Crianças entre 1 e 3 anos necessitam todas as condições acima e mais: - apoio na aquisição de novas habilidades motoras, de linguagem e pensamento; - oportunidade para desenvolver alguma independência; - ajuda para aprender a controlar seu próprio comportamento; - oportunidades para começar a aprender a cuidar de si próprias; - oportunidades diárias para brincar com uma variedade de objetos.
III. Crianças entre 3 e 6 anos (e acima desta idade) necessitam todas as condições acima e mais: - oportunidade para desenvolver habilidades motoras finas; - encorajamento para exercitar a linguagem, através da fala, da leitura, e do canto; - atividades que desenvolvam um senso de competência positivo; - oportunidades para aprender a cooperar, ajudar, compartilhar; - experimentação com habilidades de pré-escrita e pré-leitura.
Está(ão) CORRETO(S):
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
Sobre os Multiletramentos, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Juru - PB
Disciplina:
Pedagogia
O letramento é um processo muito amplo e complexo, e envolve diversos aspectos: pessoais, sociais, culturais, históricos, econômicos, tecnológicos, entre outros.
“Além de possibilitar a capacidade de ler e escrever, esse letramento proporciona as habilidades de interpretar, compreender e dar sentido ao mundo, bem como de transformar o meio social mediante a linguagem”.
O texto em destaque diz respeito ao Letramento:
“Além de possibilitar a capacidade de ler e escrever, esse letramento proporciona as habilidades de interpretar, compreender e dar sentido ao mundo, bem como de transformar o meio social mediante a linguagem”.
O texto em destaque diz respeito ao Letramento:
Disciplina:
Pedagogia
A Psicogênese da língua escrita descreve como o aprendiz se apropria dos conceitos e das habilidades de ler e escrever, mostrando que a aquisição desses atos linguísticos segue um percurso semelhante àquele que a humanidade percorreu até chegar ao sistema alfabético. Os Níveis de Escrita estudados por Emília Ferreiro são recursos utilizados para identificar o nível de escrita em que a criança se encontra no processo de alfabetização. Quando a criança está no nível pré-silábico é INCORRETO afirmar que ela: