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Concurso:
Prefeitura Municipal de Santa Luzia - MG
Disciplina:
Pedagogia
Leia o seguinte excerto retirado de “Letramento – um tema em três gêneros”, de Magda Soares:
“Literate é, pois, o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita” (SOARES, Magda,1998, p.36).
Em relação à alfabetização e ao letramento, podemos dizer:
I) Uma pessoa que planeja seu texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, considerando características específicas do gênero, demonstra fazer uso eficiente da escrita. II) Um indivíduo que é letrado torna-se distinto da sua condição anterior de analfabeto, pois ele passa a ter um novo lugar social e uma nova forma de viver, relacionando-se distintamente com os outros, com o contexto e com os bens culturais de sua sociedade. III) Um aluno que sabe elaborar um resumo ou tomar notas durante uma exposição oral, que esquematiza suas anotações para estudar um determinado assunto e que expressa por escrito suas experiências e opiniões manifesta ter boas condições de letramento. IV) Um aluno que se volta para seu próprio texto e sabe verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto e que é capaz de revisá-lo e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório para o momento é um indivíduo letrado.
A partir da leitura das assertivas acima, estão CORRETAS as assertivas:
“Literate é, pois, o adjetivo que caracteriza a pessoa que domina a leitura e a escrita, e literacy designa o estado ou condição daquele que é literate, daquele que não só sabe ler e escrever, mas também faz uso competente e frequente da leitura e da escrita” (SOARES, Magda,1998, p.36).
Em relação à alfabetização e ao letramento, podemos dizer:
I) Uma pessoa que planeja seu texto em função do seu objetivo e do leitor a que se destina, considerando características específicas do gênero, demonstra fazer uso eficiente da escrita. II) Um indivíduo que é letrado torna-se distinto da sua condição anterior de analfabeto, pois ele passa a ter um novo lugar social e uma nova forma de viver, relacionando-se distintamente com os outros, com o contexto e com os bens culturais de sua sociedade. III) Um aluno que sabe elaborar um resumo ou tomar notas durante uma exposição oral, que esquematiza suas anotações para estudar um determinado assunto e que expressa por escrito suas experiências e opiniões manifesta ter boas condições de letramento. IV) Um aluno que se volta para seu próprio texto e sabe verificar se está confuso, ambíguo, redundante, obscuro ou incompleto e que é capaz de revisá-lo e reescrevê-lo até considerá-lo satisfatório para o momento é um indivíduo letrado.
A partir da leitura das assertivas acima, estão CORRETAS as assertivas:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
Não há interação sem língua e, sem interação, não há nenhum tipo de relação social, pois todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua, a qual se efetua por meio de enunciados que emanam dos integrantes duma ou doutra esfera da atividade humana (Bakhtin,2004). Isso acontece por meio
Concurso:
Prefeitura Municipal de Cambé - PR
Disciplina:
Pedagogia
Trabalhar com a psicomotricidade influencia no desempenho e aprendizado das crianças. Isso porque, conforme alguns estudos, dificuldades com a escrita podem ser prevenidas através de atividades motoras. Além disso, o entendimento da estruturação espacial é fundamental para reconhecer palavras com fonemas parecidos ou letras simétricas, como:
Disciplina:
Pedagogia
40“A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança.”
Considerando que o processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes; analise-os.
I.Sistemapragmático:se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social.
II.Sistema semântico:envolve a percepção e a produção de sons para formar palavras.
III.Sistema fonológico:respeita as palavras e seu significado.
IV.Sistema gramatical:compreende as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considerando que o processo de aquisição da linguagem envolve o desenvolvimento de quatro sistemas interdependentes; analise-os.
I.Sistemapragmático:se refere ao uso comunicativo da linguagem num contexto social.
II.Sistema semântico:envolve a percepção e a produção de sons para formar palavras.
III.Sistema fonológico:respeita as palavras e seu significado.
IV.Sistema gramatical:compreende as regras sintáticas e morfológicas para combinar palavras em frases compreensíveis.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Disciplina:
Pedagogia
“As práticas sociais de linguagem, das quais a criança participa, vão moldando formas de constituição do seu discurso.” São alguns princípios didáticos gerais para o ensino da produção textual, fundamentais ao professor, EXCETO: